Navio reconvertido a gás na West Sea e abastecido no porto de mar

O navio Hedy Lamarr, com bandeira do Chipre, concluiu a sua reconversão para poder funcionar com gás natural.

Os trabalhos foram feitos pelos estaleiros da West Sea, em Viana, desde outubro de 2021, e esteve a abastecer com gás natural liquefeito (GNL) no porto de Viana do Castelo. 

Com 186 metros e com capacidade para transportar 600 passageiros e cerca de 650 veículos, o navio pertence ao armador Baleària Eurolíneas Marítimas foi ainda alvo de intervenções para modernização.

De acordo com a APDL,  o  abastecimento de gás natural liquefeito (GNL) deorreu no último domingo.  

Os trabalhos de reconversão do navio consistiram na instalação de dois tanques de armazenamento de GNL com 565 m3 de capacidade, na adaptação das duas máquinas principais e na instalação de sensores para monitorização, em tempo real, dos consumos e das emissões de CO2. Com esta reconversão calcula-se que o ferry reduzirá em 30% as emissões, permitindo que o navio navegue tanto a combustível como a GNL, dotando-o de uma autonomia de mais de 1.400 milhas náuticas. 

A operação de abastecimento de 123 m3 de GNL, efetuou-se após escrupulosa avaliação de risco e implementação dos procedimentos e melhores práticas suportadas nas recomendações internacionais e nacionais, e nas orientações do Quadro de Ação Nacional para a Criação de uma infraestrutura para combustíveis alternativos (RCM 88/2017), em que traça a meta de 2025, para que os portos nacionais tenham a capacidade para abastecimento de GNL a navios. 

Todos os trabalhos foram concertados entre a APDL, a West Sea, a Baleària, o agente de navegação Pinto Basto e a ESK, empresa especialista em transporte de gases liquefeitos e criogénicos, com a colaboração e suporte de entidades marítimas, portuárias e de proteção civil. 

“A Autoridade Portuária nomeou a SGS Portugal, para, conjuntamente com a equipa interna, supervisionar tecnicamente toda a operação do navio e do transportador/abastecedor”, refere fonte da APDL. 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.