Realizou-se no dia 02 de outubro, pelas 21h30 uma sessão ordinária da Assembleia Geral da Comissão de Festas, no Salão de Festas do Centro Paroquial, devido às normas impostas pela Direção Geral de Saúde (DGS), para a apresentação de Contas do exercício 2020 e para a eleição de nova Direção da Comissão de Festas.
Antes da “Ordem de Trabalhos” foi aprovado um voto de pesar e efetuado um minuto de silêncio pelo falecimento inesperado do Bispo Diocesano, D. Anacleto Oliveira, no passado dia 18 de setembro. O texto publica-se abaixo, na íntegra.
Depois de apresentadas e aprovadas, por unanimidade, as contas 2020, procedeu-se à eleição do novo presidente, tendo-se apenas proposto a ser eleito o presidente cessante, José Adelino Rodrigues Gonçalves Borlido, que depois de agradecer a presença de todos e toda a colaboração que deram ao longo dos últimos dois anos, justificou a sua disponibilidade, como mais um serviço à comunidade meadelense e às tradições da Meadela, no serviço da Comissão de Festas em honra de Santa Cristina. O mesmo anunciou que a equipa que iria constituir a nova Direção seria a mesma com quem trabalhou no biénio 2018/2020. Realizada a votação, foi reeleito, por unanimidade e aclamação, pela Assembleia da Comissão de Festas.
Uma vez empossado pelo presidente da Assembleia Geral, Monsenhor Manuel da Costa Azevedo Vilar, nosso pároco, o presidente reeleito, em breves palavras, agradeceu este novo voto de confiança dado pela Assembleia e pelo Monsenhor Vilar, que de imediato lhe conferiu posse, assim como a toda a Direção. Agradeceu também a colaboração de todos, Direção e Assembleia, ao longo do mandato anterior e referiu que contará com todos para continuar este projeto iniciado em 1957, que é realizar, com o maior brilho, as Festas em Honra da padroeira.
Por seu turno, o presidente da Assembleia Geral, Monsenhor Vilar, usou da palavra para se congratular com o modo como tudo se verificou, sinal de amizade, união e espírito de serviço à comunidade na realização das nossas Festas maiores, frisado que cada um tem a sua opinião, mas sempre com a vontade de servir.
Terminou manifestando a sua gratidão para com todos que terminaram o mandato e para os que o vão iniciar, terminando com um pedido a Santa Cristina para que nos liberte desta pandemia da Covid-19 e que possamos realizar as nossas festas em 2021.
A nova Direção ficou assim constituída: presidente: José Adelino Rodrigues Gonçalves Borlido;
• Vice-presidente: António Rodrigues Fernandes;
• Secretário: José Carvalho Araújo;
• Tesoureiro: Eduardo Gaspar Martins Farinhoto;
• 1º. vogal da Direção: Rui Manuel Pimenta Salgueiro;
• 2º. vogal da Direção: Vitor Manuel Lima da Silva;
• Presidente da Assembleia Geral: Monsenhor Manuel José da Costa Azevedo Vilar.
VOTO DE PESAR
A Comissão de Festas em honra de Santa Cristina da Meadela, reunida em Assembleia Geral no dia 02 de outubro de 2020, manifesta a sua consternação e profunda tristeza pelo falecimento inesperado do Bispo Diocesano de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, no passado dia 18 de setembro.
D. Anacleto nasceu a 17 de maio junho de 1946, na freguesia de Cortes, em Leiria, e celebrou as suas bodas de ouro Sacerdotais e os 10 anos Bispo de Viana do Castelo a 15 de agosto de 2020.
Anacleto Oliveira era um homem bom, culto, afável, de empatia fácil, sempre com um sorriso contagiante, grande amigo dos seus diocesanos e dos vianenses, ficará para sempre ligado a esta Diocese e a Viana do Castelo, tornando-se numa figura incontornável de Viana do Castelo.
D. Anacleto deixa em todos nós uma profunda tristeza pelo seu inesperado desaparecimento.
Grande impulsionador e entusiasta pela canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires, por quem se apaixonou e cuja vivência como padre e como Bispo, muito se assemelha, ao lema que escolheu para o seu episcopado “Escravo de Todos”.
Preocupado com os mais desprotegidos e com os problemas das populações, amigo dos pobres e dos que mais sofrem.
Por ocasião das suas bodas de ouro sacerdotais, em entrevista à Agência Eclésia dizia ter saudades de Viana do Castelo, quando estava fora de Viana.
Por tudo isso, a Comissão de Festas de Santa Cristina da Meadela, reunida em Assembleia Geral, no dia 02 de outubro de 2020, aprovou por unanimidade um voto de pesar e fez um minuto de silêncio em homenagem de D. Anacleto Oliveira.
ANIVERSÁRIO NATALÍCIO
No passado dia 05 de outubro celebrou mais um aniversário natalício, o nosso pároco Monsenhor Vilar, que devido aos tempos de pandemia em que vivemos, não se pode realizar o habitual convívio paroquial.
Assim, pelas 18h30 desse dia, a comunidade paroquial participou numa Eucaristia de Ação de Graças, que foi presidida pelo aniversariante, Monsenhor Vilar e concelebrada pelo padre Dr. Jorge Barbosa.
No momento próprio foi feita uma oferta simbólica ao Monsenhor Vilar e lida uma mensagem em nome da paróquia, tendo o Monsenhor Vilar agradecido mais este gesto de carinho e amizade dos seus paroquianos e a presença naquela Eucaristia de Ação de Graças.
Parabéns Monsenhor Vilar e que Deus lhe dê muitos anos de vida com saúde, alegria e graça de Deus, para continuar a pastorear esta parcela da Igreja Diocesana de Viana do Castelo que é a Paróquia de Santa Cristina da Meadela.
Falecimentos na Meadela
SETEMBRO: Dia 04 – Moreira Martins Meixedo, de 82 anos de idade, residente em França.
Dia 13 -António de Barros Coelho, de 76 anos de idade, residente no Largo de Santoinho, Darque, Viana do Castelo.
Às famílias enlutadas apresentamos as nossas condolências