Memória, Memória, Começou a História! é a nova criação que a companhia vianense estreia na próxima quarta-feira, dia 23 de fevereiro, às 9h30, para mais de 200 alunos, na Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
Escrita a partir de A Memória de Giz de Agustina Bessa-Luís (no ano do Centenário da autora) a 149ª criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana é uma cocriação do encenador Graeme Pulleyn e dos intérpretes Alexandre Calçada, Alexandre Martins, Ana Perfeito, Chico Pires e Tiago Fernandes, com cenografia e figurinos de Cláudia Ribeiro.
Inserida no ciclo 30 Anos de Futuro com que a companhia teatral de Viana do Castelo assinala três décadas de atividade, Memória, Memória, Começou a História! marca o regresso do público escolar ao Teatro Municipal Sá de Miranda, o que não acontecia desde 2020. Para isso, a Câmara Municipal de Viana do Castelo assegura o transporte de mais de cinco mil crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico das instituições de ensino do concelho.
Em cena de 23 de fevereiro a 19 de março, com sessões para público escolar de quarta a sexta-feira, às 09h30 e às 11h30, haverá duas sessões para público geral e famílias, nos sábados dias 26 de fevereiro e 19 de março, às 17h.
No final de cada sessão para público geral, o Serviço Educativo do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana organiza atividades complementares direcionadas para os mais pequenos, no Café Concerto do Teatro Municipal Sá de Miranda.