Nova rotunda em Mazarefes

Iniciou-se esta segunda-feira a empreitada de construção da nova rotunda de Mazarefes, com a qual se pretende solucionar os problemas que o atual entroncamento provoca.

Situado no extremo da Rua Sra. das Boas Novas com ligação à ER 308 (Av. da Conchada/Av. do Monte), o entroncamento assume-se como principal ponto de ligação da ER308 à EN203 (Av. S. Nicolau), “apresentando características geométricas inadequadas para garantir as mais elementares normas de segurança rodoviária”, pelo que se torna necessário “dotar esta interseção de condições de acessibilidade e segurança para peões e automobilistas”. “No presente projeto propõe-se a construção de uma interseção giratória que concilia a funcionalidade com a segurança e por isso, ficarão garantidas as condições de circulação no local”, lê-se na memória descritiva.

Na forma atual, são evidentes os diversos problemas em termos de qualidade, “quer pela sua localização, dimensão, fluidez e segurança, originando deficiências ao nível da aproximação e no seu atravessamento”, frisa a memória descritiva, assegurando que “a solução adotada teve em consideração as caraterísticas residenciais do local, a limitação do traçado, o espaço disponível e os volumes de tráfego da ER 308 e EM 542”.

Devido à crescente acumulação de trânsito em horas de ponta e à multiplicação do número de ocorrências no local, face à “proximidade de uma curva de raio reduzido e limitada por muros de vedação de ambos os lados” foi realizada pela Câmara Municipal, há já alguns anos, a demolição de uma habitação familiar, como primeira intervenção para a concretização da rotunda.

Com um prazo de execução de quatro meses, serão certos os constrangimentos ao nível da circulação confinante, porém estarão disponíveis itinerários alternativos bem conhecidos de todos os mazarefenses e outros transeuntes, devidamente sinalizados.

A obra representa um investimento superior a 232 mil euros por parte da Câmara Municipal de Viana do Castelo e, para além de corrigir a geometria rodoviária entre a estrada municipal e a estrada nacional através da construção da rotunda, incluirá também trabalhos de renovação da rede de águas, águas pluviais, saneamento e infraestruturas de iluminação pública.

Seja muito bem-vinda, porque o povo de Mazarefes merece.

Foto: Manuel Silva (Vaz)

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.