Nova via de acesso ao Vale do Neiva custa oito milhões de euros

A nova via de ligação às freguesias de Alvarães, Vila de Punhe, Mujães, Barroselas e Carvoeiro deverá estar concluída em 2023. Prometida no Plano Diretor Municipal desde 2008 foi na última sexta-feira, assinado o protocolo de colaboração entre a autarquia vianense e a Infraestruturas de Portugal, numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado das Infraestruturas.

Jorge Delgado considerava que “é uma via estruturante de ligação a um território com potencial empresarial e industrial muito grande e que muito precisa para continuar e aumentar o seu dinamismo”. Natural de Viana do Castelo, o secretário de Estado dizia que “o desenvolvimento do país faz-se a partir dos municípios”.

O autarca vianense considerava que “hoje [22 de maio de 2020] lançamos as bases para o projeto de execução desta nova vida, que é uma via que está muito virada para a competitividade do território. Viana do Castelo está a crescer e as nossas empresas precisam de melhores acessos”.

José Maria Costa dava conta de um projeto com 12 anos e da importância da via. “Esta via vai entroncar não só com a A28, mas também com o novo acesso rodoviário ao porto de mar. O porto de mar também está a crescer, a sua importância e o seu dinamismo empresarial. Estou certo de que com esta articulação possam vir mais navios atracar em Viana do Castelo e possa potenciar toda esta atividade empresarial”.

A previsão é lançar o projeto de execução no final do primeiro semestre de 2021 e a conclusão da obra no final de 2023.

Item adicionado ao carrinho.
1 item - 40.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.