O executivo municipal recebeu no edifício da Câmara Municipal o novo bispo da Diocese, D. João Lavrador, que tomou posse a 27 deste mês, véspera da entrada solene que aconteceu na Sé Catedral. O encontro serviu para que o edil, Luís Nobre, e os vereadores, lhe dessem as boas-vindas.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, saudou o novo bispo e desejou os maiores sucessos para o mandato, demonstrando disponibilidade para manter a cooperação já existente entre a Diocese e o Município de Viana do Castelo, continuando a aprofundar temas comuns.
Entre eles está, apontou o projeto Valorizar o Património, que tem como objetivo qualificar espaços de valor arquitetónico, histórico e artístico relevante para o território; designadamente o Património Cultural Religioso e Monástico, que assume particular relevância no concelho de Viana do Castelo pela antiguidade, pela excecionalidade da arquitetura e da arte integrada, pelo testemunho de outras épocas e de outras mentalidades e porque se configuram como locais de enorme potencial para o conhecimento da ciência e da cultura.
A valorização cultural foi, aliás, sublinhada por D. João Lavrador, que recebeu com agrado o reconhecimento do património religioso para a cultura. Outro dos temas abordados, refere uma nota da autarquia, foi o apoio e o aprofundamento do trabalho junto das áreas sociais, nomeadamente das respostas culturais e designadamente durante o período pandémico, e a consolidação das redes de equipamentos sociais como o apoio à família na infância e terceira idade.