Novo transporte fluvial disponível para peregrinos em Caminha

Os peregrinos que percorrem o Caminho da Costa tem disponível um novo transporte fluvial para atravessar o rio Minho de Caminha para A Guardia.

“São duas embarcações, uma delas elétrica, para transportar peregrinos entre a estação marítima A Pasaxe, em Camposancos, A Guarda, e, em parceria com a Câmara de Caminha e o Sporting Clube Caminhense, para a utilização do seu cais de atracagem”, explicou Manuel Soliño.

Em declarações à agência Lusa, a propósito da apresentação, no sábado, do novo serviço, designado, Xacobeo Transfer, um projeto da Junta da Galiza, o presidente da Associação Galega de Atividades Náuticas (AGAN) explicou que o transporte tem horários fixos, em A Guarda às 08h (hora espanhola) e, em Caminha, 07h30 (hora portuguesa)”.

“[Para que] todos os dias os peregrinos tenham uma solução de transporte segura, que podem reservar previamente e saibam quanto custa”, especificou o presidente da AGAN que executa o projeto da Junta da Galiza, com quem estabeleceu um protocolo de colaboração.

As duas embarcações, com seis metros de comprimento e capacidade para transportar sete peregrinos, começam a operar no domingo, provisoriamente até estar concluído.
“A embarcação elétrica, que vai começar a fazer o serviço a partir de domingo, vai servir para avaliar se a navegação elétrica funciona bem no rio Minho”, explicou.

“Com a utilização deste barco elétrico mais pequeno, vamos estudar e dimensionar a futura embarcação para em caso de mau tempo, e, se for necessária mais potência de motor, estar preparada para responder a essa situação”, explicou.

O novo barco terá capacidade para transportar 12 pessoas e seis bicicletas, para os peregrinos que percorram o Caminho de Santiago de Compostela com aquele meio de transporte.

O Caminho Português da Costa tem 138 quilómetros de extensão e atravessa os concelhos do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença.

Item adicionado ao carrinho.
1 item - 15.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.