O ano de 2018 em revista

Eis uma resenha de parte do que aconteceu em Santa Marta de Portuzelo, durante o ano findo, sobretudo para os leitores mais distraídos. Pretende ser uma imagem e não um espelho, já que, por razões óbvias, não se noticiam: nem as vivências das coletividades ao longo do ano, sejam elas culturais ou desportivas; nem as múltiplas iniciativas da C+S Pintor José de Brito e do Centro Escolar; nem as inúmeras atividades no Centro Social Paroquial, em que as crianças e os idosos vivem e comemoram tudo quanto são acontecimentos e efemérides de relevo; nem as iniciativas das associações de pais e encarregados de educação; nem a ação da Junta de Freguesia, nomeadamente, no exercício do seu poder de autoridade; nem os vários convívios de grupos tão diversos como as coletividades, simples aniversariantes, ex-alunos da Escola de Fonte Grossa ou antigos elementos do Grupo Folclórico; atividades no Souto em Movimento; festas da catequese paroquial.

ENTIDADES
Em 15 de setembro tomou posse o novo pároco, padre Christopher Vaz de Sousa, em ambiente de grande júbilo para a comunidade católica de Santa Marta, que vê com muita esperança a sua nomeação em Ano Jubilar da Diocese, no que acompanha o anterior pároco, padre Valdemiro Domingues.

NOVOS CORPOS SOCIAIS DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL
Direção: presidente – Nélson Sampaio; vice-presidente – Sílvia Lima; secretário – Pedro Filipe Vieira; tesoureiro – Nuno Miguel Parente. Mesa da Assembleia Geral: presidente – Albano Rocha; vice-presidente – José Joaquim Pereira e secretária – Bárbara Borlido. Conselho Fiscal: presidente – Luís Gonzaga Moreira; relatores: Luís David Gonçalves e Pedro Rocha.

COMISSÃO DE FESTAS
Presidente, o pároco; vice-presidente, Idílio Fernandes; secretário, Hugo Manuel Martins; tesoureiro, Pedro Alexandre Sousa; comunicação e marketing, Eduarda Oliveira; logística e aprovisionamento, Fernando Felgueiras e Marcelo Torres.

CONSELHO ECONÓMICO DA PARÓQUIA
Presidente, o pároco; secretário, José Manuel Pinho; tesoureiro, António Parente; vogais, M. Margarida Meixedo e Manuel Lage Gomes.

CENTRO SOCIAL
Direção: presidente, o pároco; vice-presidente, Gaspar Meixedo; secretário, José Manuel Araújo; tesoureiro, José Carlos Amado; vogais, Luís Filipe Lima e Pedro Reis. Conselho Fiscal: presidente, Carlos Antunes; vogais: Lino Ricardo Rodrigues e Valdemar Guimarães.

EVENTOS
Decorreu no restaurante Camelo a II Gala do Desporto, promovida pela Câmara Municipal, na qual foram galardoados os santamartenses campeões nacionais, em 2017: Bruna Parente (remo); Bruno Borlido (karting); David Barbosa (remo); Fernanda Verde (Ultra trail); João Borlido (remo); José Neiva (remo); Rui Araújo (ginástica/trampolim).
Passeio de 100 pessoas ao Mosteiro de Tibães e à vila de Priscos, onde apreciaram o famoso presépio ao vivo, numa organização da Junta de Freguesia.
Viagem cultural de dois dias, promovida pela paróquia, a Matosinhos, Ovar, Aveiro, Batalha, Alcobaça, Fátima, Tomar, Buçaco e Luso, com visitas várias, entre outras: igrejas do Senhor de Matosinhos e paroquial de Válegas, Convento de Cristo, Castelo de Tomar e Mosteiro de Alcobaça. Viagem de um grupo, por sete dias, ao norte da Itália.
Iniciativas da Comissão de Festas: Sementeira do Linho (em cooperação com a Junta Freguesia); Romaria a Caminhar; Apresentação do Cartaz; Festas da Cerveja Artesanal e Santos Populares. Concerto da Primavera, com a Banda Club Pardilhoense. Convívio da Preguiça. Noites de fado. Mas ponto alto foi a Romaria de Santa Marta, em que a despesa rondou 82 mil euros com destaques para procissão, inspirada na Carta Pastoral “Somos Igreja que Agradece”, de D. Anacleto Oliveira; cortejo etno-cultural, sendo o “Ouro” o tema; 3º Festival “O Coração do Folclore“; exposições; saraus da Associação e da Escola de Folclore; alguns concertos pelas bandas de música; fogo de sábado; diversão com o cortejo noturno; decoração floral da igreja paroquial.
Bois da Páscoa: o Talho Impala, de Paulo Coelho, continua fiel à tradição e exibiu os bovinos a abater, para apreciação dos seus clientes e amigos.
Inauguração das obras de requalificação nos espaços do Jardim de Infância, que permitiram o aumento da capacidade da creche com berçário, que teve a presença dos presidentes da Câmara e da Junta, vereadores, membros da Assembleia de Freguesia, Conselho Económico Paroquial, corpos gerentes do Centro Social, diretora do CRSS e muito público.
Chegada do Pai Natal, no Souto de Santa Marta.
Festival Internacional de Folclore, 61ª edição, numa organização do Grupo Folclórico de S. Marta de Portuzelo, no Largo do Souto da Silva.
Na ex-Escola de Fonte Grossa, ocorreu o lançamento do livro “Guerreiro, um incentivo à perseverança”, da autoria de Armindo Costa. Também no mesmo edifício e espaço contíguo do Souto de Santa Marta, decorreu a Semana Cultural, em julho, habitual e meritória iniciativa da Junta de Freguesia.
A autarquia também promoveu diversos workshop’s e encontros temáticos, além da iniciativa “As voltas do linho”, que mantém viva a ‘cumplicidade’ com o Núcleo Museológico do Linho, sediado na dita ex-Escola. Participação das crianças do Centro Escolar na Assembleia de Freguesia comemorativa do aniversário da Revolução de Abril, com a colaboração de Sónia Cruz.
Na Casa Manuel Espregueira & Oliveira, o pintor Ernesto Soares fez uma exposição subordinada ao tema “Fuga, entre o refúgio e o fogo”. Ocorreram as festas de Santa Tecla (este ano só litúrgicas), as festas de Santo António e de Nossa Senhora da Silva. Concerto solidário, com a participação de diversos grupos corais, numa organização da Junta de Freguesia e da paróquia, com os proventos a reverterem para a pastoral socio-caritativa. XVI “Viana à Noite”, em cicloturismo.

MOVIMENTO DEMOGRÁFICO
Batizados, 32; casamentos, 10; óbitos, 45.

PERSONALIDADES
Agostinho Mendes, laureado pela Câmara Municipal como Cidadão de Honra de Viana do Castelo.
António Camelo foi distinguido com o prémio PRESTÍGIO, que premeia a sua atividade na restauração, numa iniciativa Alto Minho Business Awards, com participação da CEVAL, CIM e IPVC.
José Araújo foi homenageado com o Prémio Vida, atribuição da Junta de Freguesia.
Adriano Gonçalves e esposa, D. Iria Parente, celebraram as Bodas de Diamante matrimoniais.
Eduarda Oliveira é Comissária Nacional do Ramo Moinho, sendo Ana Filipa Gomes e Mariana Brito, delegadas regionais por Viana do Castelo, dos Ramos Caravela e Moinho, respetivamente, na Associação Guias de Portugal. As três santamartenses participaram no 50º Conselho Nacional, que ocorreu nos Açores, onde a Eduarda recebeu o 1º nível, último degrau na progressão.
Hugo Martins prestou provas de doutoramento na Universidade de Coimbra, sendo aprovado com distinção e louvor, com defesa da tese “O Turismo no Parque Nacional da Peneda-Gerês: a experiência da marca do destino, o apego ao lugar, a satisfação, os comportamentos pró-ambientais e as intenções comportamentais”.

RELIGIÃO
Nossa Senhora do Minho, em peregrinação pelas paróquias, esteve em Santa Marta, de 03 a 06 de março. Realizaram-se os Tríduos do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora de Lurdes.
A Páscoa da Ressurreição foi vivida com muito entusiasmo, após uma Semana Santa liturgicamente rica e muito participada.
No dia da padroeira, 29 de julho, foi empossado o novo Mordomo da Cruz, Sr. José Agostinho Costa.
No Encontro Europeu de Jovens da Comunidade Ecuménica de Taizé, em Madrid, participaram três jovens de Santa Marta (Andreia Costa, Jacinta Meira e Marta Correia). Mais de 20 jovens e 8 catequistas participaram, no Centro Paulo VI, no Campus da Gratidão. Vários catequistas estiveram na 35ª Assembleia Diocesana de Catequistas, em V N Cerveira. Vários paroquianos, de diversos movimentos, estiveram no 40.º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica. Foram aprovados os Estatutos do Conselho Pastoral Paroquial, com posse dos seus membros, para um mandato de três anos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.