O ano de 2018 terminou com a visita do Bispo

Passado que foi, recentemente, o ano de 2018, apraz-nos fazer um pequeno balanço, especialmente fazendo referência aos últimos meses, que foram de grande relevância para Mazarefes.

Obras públicas
A nível de obras públicas, podemos referir o ano que passou como essencial para a concretização e quase conclusão das obras de saneamento, há tanto tempo ansiadas pelos habitantes de Mazarefes, bem como a beneficiação das ruas onde o mesmo foi implantado.
Apesar deste reconhecimento, queremos referir, que ainda há muito para fazer, destacando como exemplo concreto e em jeito de profundo lamento, o facto da capela de Repouso, cuja construção já foi há muito iniciada, se encontrar totalmente parada há cerca de um ano, quando em termos económicos, quer em compromissos escritos com o Município, quer com a venda de lotes de terreno de Mazarefes, dizia-se que tal construção estava assegurada.

Também de referir a conclusão das obras de beneficiação da antiga sede da Junta de Freguesia, com a implantação de uma cozinha totalmente equipada, onde foram investidos muitos milhares de euros pela Câmara Municipal, sendo que a mesma se destinava ao serviço da comunidade, através do Centro Social e que passados já muitos meses, a mesma não teve qualquer utilização nem se consta se alguma vez terá, sendo desconhecido qualquer protocolo celebrado pelas entidades em causa … Obviamente que desconhecemos a situação em concreto, mas de uma coisa temos a certeza, muito dinheiro investido pelos contribuintes e nenhum benefício para ninguém. Ficamos a pensar que algo está mal neste processo.

Pista de Atletismo de Mazarefes
Facto relevante no final de 2018 foi a requalificação da pista de Atletismo de Mazarefes. Infraestrutura desportiva de primordial importância para Viana do Castelo e muito especial para o clube da nossa terra, que tem somado cada vez mais êxitos e do qual todos temos de nos orgulhar, o Centro de Atletismo de Mazarefes, que há 30 anos esperava por este equipamento.

Foi um investimento de 150 mil euros e aqui, tal como referiu o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, também temos de dizer “que é um exemplo a copiar”, pois pela persistência ao longo dos anos, pela capacidade de organização, pelo bom planeamento, tem sido possível concretizar projetos desta magnitude, levando a que o próprio Município se sensibilize e apoie estes mesmos projetos, com bons resultados para todos, como foi reconhecido pelo secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, que no seu discurso, salientou a “visão” do município de Viana para estas questões.

À Câmara Municipal de Viana do Castelo e a todos os elementos do Centro de Atletismo apresentamos os nossos parabéns, muito especialmente ao atual presidente do CAM, Manuel Vaz da Silva, que ao longo de todos estes anos sempre foi o grande timoneiro deste clube e sempre lutou e acreditou na concretização desta obra.

Visita Pastoral
Por último e também de uma importância relevante, referimos a visita pastoral do nosso Bispo, sua Excelência Reverendíssima o Senhor D. Anacleto de Oliveira, a qual ocorreu na semana de 26 a 30 de dezembro.

Como é característica das suas intervenções, junto das comunidades, D. Anacleto esteve em contacto com todas as entidades civis, culturais, desportivas e religiosas, e muito especialmente com os 46 crismandos que ao longo do ano fizeram a sua preparação espiritual.

Esta visita, para além da celebração do sacramento da confirmação (crisma), que ocorreu no dia 30, numa missa solene, a que presidiu o Sr. Bispo e em que participaram o Administrador Paroquial e os padres naturais de Mazarefes, Artur Coutinho e Álvaro Lavarinhas, com uma enorme participação de fiéis que quiseram acolher e ouvir a mensagem do seu Bispo, teve também no sábado, dia 29 uma das celebrações litúrgicas mais solenes da Igreja Católica, que foi a Dedicação ou Sagração da igreja paroquial.

Embora já tenham passado 46 anos desde o início das obras de remodelação e ampliação da igreja Paroquial, e apesar de muitas obras de beneficiação que entretanto ocorreram, só agora se concluiu o projeto inicial com o revestimento e ornamentação da cúpula da nave central da mesma.

O atual Administrador Paroquial de Mazarefes e Vigário Geral da Diocese foi o grande impulsionador dessas obras, pois essas foram iniciadas pelo pároco de Mazarefes, Monsenhor Sebastião Pires Ferreira. Este momento foi o culminar de todo este ciclo, dando-se a importância e o relevo de que este templo é merecedor pela sua importância histórica, cultural e essencialmente religiosa.

Daqui queremos expressar o nosso sentimento de admiração e de gratidão a todos que colaboraram de forma a tornar possível a conclusão desta obra, designadamente os atuais elementos da Fábrica da Igreja, não esquecendo todas aquelas pessoas que ao longo de todos estes anos também o fizeram, em colaboração com o saudoso padre Manuel Parente Pereira, possibilitando também a manutenção e melhoramentos que estão à vista de todos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.