“O Anunciador das Feiras Novas”

Publicação Anual de Informação Cultura Turismo e Artes Limianas.
Fundado por Augusto de Castro Sousa; reeditado por Alberto do Vale Loureiro em II série, nº 35 (2018). Propriedade, Administração e Edição da Associação Empresarial de Ponte de Lima (AEPL).
Apresenta vasta colaboração de personalidades alto-minhotas reconhecidas, designadamente na literatura, história, sociologia, jornalismo, etc.

Coordenação de Alberto do Vale Loureiro; Publicidade de Carlos Araújo; Fotografia de Amândio Vieira e restantes referenciadas pelos autores e outros; Paginação, Impressão e Acabamento da Gráfica da Casa dos Rapazes, Viana do Castelo; Tiragem de 1100 ex., 203 pp.

Lê-se no “EDITORIAL – Promover a Festa, o Património e o Tecido Empresarial”, de António José Ribeiro Lima, Presidente da AEPL: «Salientamos nos 35 anos desta edição comemorativa «o reconhecimento e homenagem ao seu Fundador, Augusto de Castro e Sousa (1) e ao Reeditor, Coordenador e sempre entusiasta das tradições limianas, Alberto Vale Loureiro, sem esquecer os escritores».

Ou na “polémica”: «Desde quando ‘Festas do Concelho’», de Alberto do Vale Loureiro em aparente (?) desconcerto entre o profano e religioso (2)

Retrata as Feiras Novas de Ponte de Lima na voraz contagem histórica, com cerca de 25 trabalhos sobre os mais variadas temáticas locais, regionais, históricas e biográficas, publicação de livros; memórias e afectos de várias personalidades limianas, heráldica e genealogia; artesanato e artesãos limianos; associações recreativas e culturais; etc.; ver Portal (www. ponte de lima cultural.pt).

Alguns dos textos intitulados: “Uma carta de António Feijó”; “Limianos nos Campos de Concentrações Nazis …”; “Os mecanismos operados pela Irmandade do Senhor do Socorro para atrair os devotos, no período oitocentista”; “Manuel José de Oliveira – Limiano e republicano”; “Visita pastoral a Ponte de Lima há mais de 600 anos”; “Para a História da Cristianização do Noroeste: Os Oragos de Ponte de Lima”; “O Aproveitamento Turístico do Rio Lima”; “10 anos do serviçi educativo do Arquivo Municipal de Ponte de Lima (2007-2017)”; “Amigos de «O Anunciador das Feira Novas» que partiram”; e, a finalizar, “Índice [por autores de todas as edições] da revista (A F N) desde 1984-2018”. Intercalados com publicidade como mostra da panorâmica comercial e industrial no concelho limiano.

(1) Recordamos este tipógrafo nas deslocações que, pelos anos 40 e 50, fazia ao nosso jornal e a seu colega e amigo, igualmente tipógrafo, Aurélio Barbosa.

(2) Assemelha-se ao que aconteceu na Romaria d`Agonia, entre a Comissão das Festas e a Mesa da Confraria da Senhora d`Agonia, vindo a Procissão ao Mar, de Monsenhor Daniel Machado, de há 50 anos até hoje, consagrar definitivamente o dia 20 de Agosto da Senhora d’ Agonia, padroeira dos Pescadores e da Cidade.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00