A nova estrada em construção para o porto de Mar cruzará o caminho dos Goidinhos no lugar do Lordelo, em Chafé. O atual caminho dos Goidinhos é de alta importância para o acesso a 12 moradias e outras que serão construídas.
No projeto de base, a nova estrada cruza, sem dó nem piedade, a via de acesso secular a muitas famílias com pé em ambas as margens. Ora que, analisando bem o traçado da nova estrada, o piso passa muito acima da secular via, o Caminho dos Goidinhos. Pensando no futuro, bastaria uma passagem aérea pouco mais de um metro acima, para que a circulação no Caminho dos Goidinhos perdurasse e seja viável para mais séculos.
No entanto, segundo palavras do Sr. presidente da Câmara de Viana do Castelo José Maria Costa, está em estudo a possível anulação do corte do Caminho dos Goidinhos, pelo facto de ser construído um túnel para possibilitar a circulação normal a veículos automóveis e outros tratores, motorizadas e pessoas que diariamente nela circulam.
O progresso é sempre desejável, mas sobretudo nunca deve prejudicar a comunidade, antes pelo contrário, deve melhorar sempre as suas próprias condições de vida.