Após dois anos de interregno devido à pandemia, as janeiras da Ronda Típica da Meadela reataram no início da noite do passado dia 11 de janeiro, a tradição do Cantar das Janeiras, na sede da Comissão de Festas da Meadela, em honra de Santa Cristina.
Esteve presente, em representação da União de Freguesias de (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, Rui Salgueiro; o presidente da Assembleia Geral da Comissão de Festas, Reverendo pároco Monsenhor Manuel José Azevedo Vilar; o presidente da Comissão de Festas, António Fernandes, restantes elementos da Direção e Assembleia.
Com a alegria que lhe é peculiar o “Grupo de Janeiras da Ronda” presenteou todos os presentes com as tradicionais cantigas das janeiras ao som dos acordes das concertinas, da viola, e o trilhar dos ferrinhos, seguindo-se uma pausa para retemperar forças e saborear o tradicional bolo-rei e o pão-de-ló.
Na circunstância, usou da palavra a diretora da Ronda, Dr.ª Laurinda Figueiras, que começou por agradecer o convite para mais uma vez cantar as janeiras para a Comissão de Festas e o modo como sempre são recebidos, salientando a excelente relação de colaboração existente entre a Comissão de Festas e a Ronda Típica, nomeadamente nas Festas de Santa Cristina, referindo a opção da Ronda em sempre dar início ao Cantar da Janeiras na Comissão de Festas.
Saudou os novos elementos da Direção e o presidente António Fernandes que este ano retomou a presidência da Comissão de Festas e terminou com votos de um feliz Ano Novo e de que as Festas 2023 decorram com muito êxito.
O presidente da Comissão de Festas, António Fernandes, agradeceu à Dr.ª Laurinda Figueiras e a todo o Grupo das Janeiras, a visita que “em cada ano nos proporciona momentos de muita alegria e sadio convívio”.
António Fernandes garantiu que as festas de 2023 se vão processar como nos anos anteriores à pandemia, mantendo a matriz iniciada em 1957.
Referiu-se ao facto de ter retomado a presidência da Direção da Comissão, para a qual foi eleito por dois anos, de acordo com o regulamento interno. Assim, dará continuidade ao projeto iniciado em 1957 e terminou agradecendo aos anteriores membros da Direção toda a colaboração que vem prestando neste início de funções da nova Direção. Afirmando que “naturalmente conto com a colaboração de sempre”. Terminou deixando votos de um feliz ano novo para todos.
Findo o convívio seguiu-se nova atuação do “Grupo de Janeiras” que contagiou todos os presentes com as suas cantigas e os acordes musicais e com a sua alegria, despedindo-se com um até ao ano.