O Judo Clube de Viana do Castelo (Juviana), fruto da parceria que subscreveu com a entidade formativa “Formação Desportiva”, participou numa ação não presencial de seis horas sobre “O Desporto e o Bullying”.
Uma temática atual, preocupante e a necessitar reflexão de todos, pais, professores, educadores entre outros. O Judo como desporto de oposição, pode fornecer ferramentas importantes para ajudar a enfrentar esta problemática séria, seja pelo exemplo, pelo seu papel educativo, pelas estratégias de luta, no reforço da autoestima, do autocontrolo e pelos valores de equipa, da pertença e responsabilidade.
Pela qualidade dos seus preletores, pelo seu saber, empenho e compromisso foi uma ação relevante, para conhecimento e aprofundamento do tema, para nos colocar a pensar e principalmente para nos tornarmos ativos na denúncia e ativos no contribuir para a solução deste grave problema que assola a sociedade e a comunidade escolar.
O Judo Clube de Viana do Castelo – Juviana, já, há algum tempo, tem alertado para esta temática, considerando que é chegado o momento de organizar um plano de ação junto das escolas, com o apoio e superveniência das entidades escolares e da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a fim de atuar como prevenção e reforço de uma sociedade justa onde a humilhação, a coação e a indiferença não atinja os nossos jovens.
No domingo 24 de janeiro na RTP2, foi exibido o filme baseado numa história verídica “Marion, 13 Anos Para Sempre”, filme do cineasta francês Bourlem Guerdjou baseado no livro de Nora Fraisse, que retrata a problemática do bullying com um desfecho limite.
O Juviana participou com quatro atletas na presente formação e saiu mais reforçada a ideia de ser um dever social estar vigilante e promover as estratégias necessárias e adaptadas ao desenvolvimento integral dos seus atletas em ambiente saudável e favorável à formação de bons desportistas e excelentes cidadãos.