O mais relevante da Romaria

No dia 05, os doentes e mais idosos terão a administração de um dos dois sacramentos da cura, o Sacramento da Santa Unção, na igreja paroquial, seguido de convívio com todos e seus familiares.

Segue-se uma semana de muita animação, nas noites de quarta-feira, quinta, sexta e sábado (08, 09, 10 e 11). Com efeito, a Associação Cultural e Desportiva e a Escola de Folclore de Santa Marta de Portuzelo encarregar-se-ão de ricos serões nas imediações do adro da igreja; na sexta, dia 10, às 10h, o concorrido desfile pelas ruas da cidade e sua repetição às 18h, em Santa Marta; à noite, a partir das 22h, o “milagre” da boa disposição, este ano com o “Maravilhoso mundo das profissões” a inspirar o cortejo noturno. No sábado à tarde, às 17h30, o tradicional cortejo etnocultural, este ano sobre o “OURO”, metal que mexe com a mulher minhota.

Será contada toda a sua história, desde a descoberta até à sua utilização nos trajes regionais de Santa Marta. Espera-se um evento extraordinariamente colorido, muito participado e, sobretudo, culturalmente muito enriquecedor quanto ao precioso metal. À noite, o já anunciado festival de folclore. No domingo é o grande dia litúrgico da romaria, com Missa Solene e Procissão, este ano tendo como lema “Somos paróquia e diocese que agradecem”, uma forma de comunhão com o bispo diocesano, que publicou a Carta Pastoral “Somos Igreja que agradece”, no jubileu dos 40 anos da criação da diocese de Viana do Castelo. Quadros bíblico-catequéticos com algumas mensagens, sendo que, em consciência, a vida de qualquer cristão, em Igreja, vive ou deverá viver em permanente ação de graças por tudo e todos quantos proporcionaram ou se empenharam no desbravar do caminho para Deus.

Relevam ainda, na procissão, em que participam figurantes das festas de Santa Tecla, Santo António e Nossa Senhora da Silva, a imponência do andor de Santa Marta, com a companhia de cerca de um milhar de ‘promessas’ e o encanto dos coros das virgens que, dos seus carros, entoam cânticos a Santa Maria Madalena e a Santa Marta, em alguns pontos do percurso.

Entretanto, a romaria tem ainda outros atributos, como são as exposições “Romaria d’Ouro”, no Centro Paroquial e Núcleo Museológico do Linho, na ex-Escola de Fonte Grossa, que abrem às 21h de quinta-feira, dia 09. Haverá atuações e desfiles de Bombos, Zés Pereiras, Gigantones e Cabeçudos, com a presença dos Grupos de Bombos da ACD de Santa Marta de Portuzelo, Bombos São Sebastião, Bombos Santo André, Bombos São Lourenço e Bombos Santa Maria.

Entradas e concertos de bandas de música criteriosamente selecionadas, como sejam a Marcial Ribeiradienese, Clube Pardilhoense e Quinta do Picado.

Há sessões de fogo de artifício depois de terminados os dias de sexta, sábado e domingo, acrescendo a animação musical por DJ convidado, nas duas primeiras noites. Realce ainda para o desfile da Mordomia, na tarde de sexta-feira (18h) e para as celebrações litúrgicas de sexta e sábado, em honra de Santa Maria Madalena e São Lázaro, respetivamente, após o desfile e o cortejo. Como a família de Deus continua a crescer, às 11h de sábado há batizados na igreja paroquial.

O desporto fecha o ciclo festivo, com a realização do XLIII Circuito de Ciclismo de Santa Marta de Portuzelo, no dia 15, com início às 8h30. À mesma hora e às 11h, haverá missa na igreja paroquial, já que se trata de feriado religioso (dia santo) que celebra o Dia da Assunção de Nossa Senhora.

Chama-se a atenção para a existência de programas especiais para a maioria dos eventos. O A Aurora do Lima associa-se a quantos pugnam pelo melhor sucesso das festas e desafia todos para a Romaria, sem esquecer uma recomendação final, para crentes e não crentes: apreciar a beleza do arranjo floral da igreja, em especial tribuna, presbitério e capela-mor, procurando interpretar a mensagem ou inteirar-se dela.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.