Hoje, dia 19 de abril, às 22h, na Escola Superior de Educação acontece uma aula aberta.
Toda a produção técnica do evento é da responsabilidade dos estudantes do segundo ano do CTeSP em Artes e Tecnologias | Luz, Som e Imagem, da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo. Trata-se de uma aula aberta, na qual os estudantes vão revelar as suas capacidades e aprendizagens. O ArTec Open tem, ainda, como objetivo chegar a futuros alunos do curso, assim como às empresas da área.
Dominar os conceitos de luz, som e imagem é, cada vez mais, um requisito imprescindível para quem trabalha ou anseia trabalhar no mundo do espetáculo, das artes visuais e das novas tecnologias. Para isso, o Politécnico de Viana do Castelo tem em funcionamento o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP), em Artes e Tecnologia | Luz, Som e Imagem, lecionado na Escola Superior de Educação.
Trata-se de uma formação prática, orientada para o mercado de trabalho, que procura dar resposta às expectativas dos estudantes, mas também às necessidades dos empregadores. Com um corpo docente empenhado e qualificado, que alia a componente teórica com uma forte expressão prática, o CTeSP tem ganho cada vez mais reconhecimento. Certos de uma formação que vai ao encontro dos desafios atuais, a Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo promove já esta sexta-feira, 19 de abril, a 7.ª edição do ArTec Open – Aula Aberta do CTeSP Artes e Tecnologia | Luz, Som e Imagem. A iniciativa acontece a partir das 22h, no ginásio da Escola.
O espetáculo será produzido por estudantes do segundo ano daquele curso, conforme explica o docente Pedro Alves. “Toda a produção técnica será da responsabilidade dos alunos do segundo ano do CTeSP em Artes e Tecnologia. Neste espetáculo, os estudantes colocarão em prática e irão demonstrar todos os conhecimentos adquiridos nas várias Unidades Curriculares. Trata-se de uma aula aberta na qual são relevadas as capacidades dos estudantes, numa oportunidade de excelência para mostrarem a outros estudantes, a futuros alunos do Politécnico de Viana do Castelo, mas também a empresas da área e ao público em geral o que aprenderam ao longo do curso.”
Por norma, o que se passa atrás do palco é invisível ou, pelo menos, pouco visível para quem está na plateia, no entanto, porque o importante, neste espetáculo, é dar relevo às aprendizagens dos estudantes do CTeSP em Artes e Tecnologia, no ArTec Open, há momentos em que é dada uma explicação ao público sobre aquilo que os alunos estão a fazer, sendo dado palco aos profissionais que estão backstage.
A edição deste ano conta com as participações de “Descruzo”, “The Lonely” Dumb Spiders” e “Woods Int”. O espetáculo é de entrada livre, sujeito à lotação do espaço.
O CTeSP de Arte e Tecnologia prepara profissionais para o exercício da profissão de técnico de luz, som e imagem, aptos a montar, programar e operar equipamentos de luz, som e imagem. Ao longo da formação, os alunos criam e tratam sons e imagens e produzem efeitos de luz para serem incorporados em eventos artísticos, colaborando com agentes de instituições culturais diversas. Trata-se de um curso com saídas profissionais para empresas nas áreas da produção de luz, som e imagem, teatros municipais e outros equipamentos culturais e associações de promoção e dinamização cultural.