Ao contrário dos dias anteriores, a quadra natalícia decorreu com tempo um pouco mais frio e enxuto, trazendo algo de diferente dos quase dois meses de chuva persistente. Proporcionou-se assim uma festa familiar mais facilitadora e – não obstante o reconhecido efeito benéfico das chuvas – agradável, principalmente para quem teve de se deslocar para outras residências procurando um mais amplo convívio familiar.
Perre surgiu iluminada durante toda a quadra natalícia. Não, obviamente, por efeito de qualquer iniciativa pública nas nossas estradas e caminhos, mas sim pela já habitual prática dos nossos conterrâneos que enfeitam as suas casas e os seus jardins com luzes de várias cores e efeitos.
Ainda no “lado do Pisco”, as Janeiras do Grupo de Danças e Cantares de Perre deram também o seu contributo para a manutenção das tradições da nossa freguesia. No Salão Paroquial e como já vem sendo habitual, o presépio, como sempre construído pelo Filipe Barros, chamou a atenção de muitos. E nas nossas residências, terminando o seu ciclo de mais um ano, a visita da Sagrada Família coincidiu com a quadra natalícia, fazendo-nos lembrar que esta tradição, para além de se constituir como um elemento unificador entre vizinhos e dentro da paróquia, prolongará durante todo o ano que se avizinha a recordação da verdadeira essência do Natal.
Tivemos também o prazer da visita da APPACDM, com o seu presépio vivo, que beneficiou do apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Neste ano de 2019, as visitas foram programadas para Perre, Barroselas e Moreira de Geraz do Lima. No caso específico de Perre, a igreja Paroquial apresentou-se razoavelmente preenchida por um público atento ao desenrolar de uma representação que honra a instituição que a promove.
Falecimentos
No dia 20 de dezembro de 2019 faleceu o Sr. Manuel do Carmo Barros Ondas, com 80 anos de idade. O extinto, que morava atualmente no Caminho do Fadista, era natural de Vila Nova de Anha e fixou-se em Perre após contrair matrimónio com a D. Maria Aida Fernandes Martins Gigante, já falecida.
Manuel Ondas foi membro dos órgãos sociais da Associação Desportiva e Cultural de Perre, onde desempenhou papel de relevo, nomeadamente no apoio ao futebol sénior.
No dia 27 de dezembro, com 84 anos de idade, faleceu a Sra. Olívia da Rocha Felgueiras, natural da freguesia de Perre e atualmente moradora no Caminho José António Araújo. E no dia 28 do mesmo mês faleceu, com 20 meses de idade, o menino Afonso Palma Cerqueira, que era natural de Perre e morava na Estrada do Pisco, desta freguesia. Foram os três a sepultar no Cemitério da freguesia de Perre.
Às famílias enlutadas apresentamos sentidas condolências.