No dia 23 de junho vai realizar-se mais um festejo popular no lugar do Pisco, mais concretamente no local conhecido como Moinho Novo. Este acontecimento local tem vindo a atrair uma grande quantidade de pessoas, tanto pela singeleza da sua organização, como pelo convívio que ali se estabelece.
O cartaz alusivo deste ano é da autoria do João Gigante, artista de Perre que, com a sua disponibilidade e colaboração, vem contribuindo enormemente para a manutenção destas iniciativas na freguesia.
Para ele, para o Miguel Nicolau e para todas as pessoas e entidades envolvidas neste empreendimento, uma palavra de apreço.
“As Europeias” em Perre
Perante um cenário nacional negativo no que diz respeito à não comparência às urnas, em Perre essa ausência representou 54,9% dos potenciais eleitores. Na verdade, embora relativamente ao todo nacional tal percentagem não se apresente tão penalizadora, torna-se mesmo assim preocupante o alheamento dos eleitores sobre uma matéria de tão grande importância para todos nós. Culpas? Sim, podemos certamente atribui-las a alguns políticos, mas essa realidade não se constitui como motivo suficiente para descurarmos este dever e esta possibilidade, arrancada à ditadura em que estivemos mergulhados durante longos anos e que continua a espreitar por aí.
Em Perre, os resultados obtidos foram os seguintes: PS 365; PSD 219; BE 146; CDU 106; PAN 52; CDS/PP 51; Livre 28; PCTP 15; Coligação Basta 15; Aliança 11; Nós Cidadãos 11; IL 9; PDR 6; PNR 4; PURP 2; PTP 2 e MAS 0.
Houve ainda 98 votos brancos e 48 nulos, num universo de 1188 votantes que se apresentaram nas urnas.
Grupo de Danças e Cantares
O GDCP cumpriu mais um aniversário da sua já longa existência, que principiou em 22 de fevereiro de 1985, muito embora só em 1994, mais concretamente no dia 03 de julho, conseguisse levar a cabo a sua legalização como coletividade vocacionada para a área cultural e, particularmente, para a preservação das nossas tradições e dos nossos usos e costumes.
Apercebemo-nos de algumas iniciativas levadas a cabo pelo GDCP, para comemorar mais este aniversário. Mas, sobretudo, apercebemo-nos do trabalho que tem vindo a realizar ao longo dos anos, representando Perre em Portugal e além fronteiras.
Votos de uma longa vida para o GDCP, obviamente recheada de sucessos, como tem vindo a acontecer até ao momento.
Falecimento
No dia 18 de maio faleceu a Sra. Marta Aurora Fernandes Dias, com 93 anos de idade, natural da vizinha freguesia de Sta. Marta de Portuzelo e moradora, durante muitos anos, no Caminho do Relojoeiro (lugar do Freixo, Perre).
Foi sepultada no Cemitério de Perre.
À família enlutada o “A Aurora do Lima” apresenta sentidas condolências.