O Senhor dos Enfermos

No dia 24 de março, 3º domingo da Quaresma, Alvarães viveu uma das suas festas mais queridas – A Visita do Senhor aos Enfermos . “Esta é a mais sincera, entusiasta e solene festa da vila”, com as pessoas dos lugares a darem tudo de si na elaboração dos tapetes coloridos ao longo de quilómetros de estrada para a passagem de Jesus Sacramentado.
Dia primaveril que permitiu à Procissão percorrer algumas das ruas e caminhos de Alvarães com um entusiasmo indiscritível das pessoas e muita emoção.

Este ano, o cortejo de fé, de reconciliação e de esperança teve a presidi-lo o reverendo padre Nuno Santos, sacerdote alvaranense, mas a paroquiar Perre e Outeiro, que se disponibilizou a levar Jesus àqueles doentes acamados que desejaram receber o Sagrado Viático em suas casas.

A Procissão saiu da Igreja matriz pelas 14h30 e a primeira paragem foi no Lar de S. José onde mais de 30 idosos comungaram em ato de desobriga quaresmal. Depois, a Procissão prosseguiu pelas ruas e caminhos desta terra até às habitações de mais cinco idosos que quiseram receber Jesus.

Ao longo de todo o percurso, os tapetes de flores, de serrim e de verdes, num colorido a que o sol dava mais magia, associavam-se à simbologia e à fé que as pessoas colocavam nas colchas às janelas e às velas acesas, luzes de bem-aventurança e de união. Ao longo de todo o percurso, o povo rezou e cantou: “ O Bendito” e “Senhor, nós vamos Contigo!” e o povo de Alvarães foi com Jesus em ato de amor e de solidariedade para com os doentes desta terra.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.