As obras do viaduto das Cachadas, no lugar de Carreço, desde o seu arranque têm decorrido a um ritmo normal, apesar, é certo, de um ligeiro atraso nos trabalhos, isto de acordo com os prazos pré estabelecidos, aquando do arranque dos trabalhos.
Hoje voltamos a este tema porque a peça fundamental desta obra, que se encontra em construção no sítio das Cachadas, é o próprio viaduto em si, o qual devido à tecnologia usada foi construído em betão armado, mas fora do local a que efetivamente estava destinado, tendo, posteriormente, decorrido o tempo necessário para o deslocar para o seu lugar definitivo através dos meios técnicos adequados para o efeito. Esse processo foi muito moroso, o qual apenas terminou precisamente na segunda-feira, dia 15 de novembro, portanto é motivo para dar azo a esta nossa referência e também para dizer que o viaduto já se encontra efetivamente no seu local definitivo.
Seguem-se agora os restantes trabalhos, os quais são muitos e diversificados para a conclusão desta importante obra para os carrecenses em geral, mas particularmente para os moradores a montante do referido viaduto, os quais estão desejosos pela rápida conclusão dos trabalhos do viaduto e do final da requalificação da Rua da Cambadela, apesar de dizerem que vale bem a pena o sacrifício agora suportado com os constrangimentos causados com o evoluir das obras.
Aguardamos a rápida conclusão das obras do viaduto das Cachadas para satisfação de todos, mas em especial dos seus principais utentes, alguns dos quais recentemente nos confidenciaram parecer-lhes um sonho a realização da obra em curso. Como efetivamente se trata de uma realidade é nosso desejo que se ultime no menor espaço de tempo possível para deixar de parecer o tal sonho de alguns e seja uma realidade motivadora de alegria e satisfação de todos.
I Eco Maratona de Montedor
Integrada no dia Nacional da Floresta Autóctone vai realizar-se no próximo dia 27 de novembro de 2021, a I Eco Maratona de Montedor a qual é uma organização da Câmara Municipal de Viana do Castelo e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Carreço.
Não se trata de uma competição desportiva como a designação Eco Maratona nos possa remeter, trata-se sim de uma ação de voluntariado ambiental para o controlo de espécies exóticas invasoras. Escolhida esta denominação somente para estímulo do espírito competitivo e apelo à participação nesta ação de arranque de acácias jovens.
A prova irá decorrer no Monte da Gandra, em Montedor agora denominado Monumento Natural do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor. A ecovia está a ser invadida por espécies exóticas. Apareçam todos no dia 27 de novembro, às 09h, para dar a partida às 09h30 para a I Eco Maratona de Montedor e finalmente receberem os prémios às 12h. Todos não somos demais para cuidar do ambiente.