Já é conhecida a empresa que fará a intervenção dos acessos ao porto de mar de Viana do Castelo. O relatório final da intenção de adjudicação foi aprovado, por unanimidade, na reunião de 08 de novembro.
“Hoje é um dia importante para Viana do Castelo. Tivemos aqui a adjudicação da empreitada pública do novo porto de mar, onde se previa a construção do acesso rodoviário”, explicava, no final, aos jornalistas o autarca vianense.
José Maria Costa falava também de um dia histórico com a concretização daquela intenção 40 anos depois. “Esta é uma infra-estrutura de vital importância para a dinamização económica do porto de mar. O porto de mar é um ativo muito importante não só de Viana do Castelo, mas também de toda a região Norte”, sublinhava o autarca socialista.
A empresa Construções Amândio Carvalho, de Vila Nova de Famalicão, foi a vencedora de entre as cinco candidatas. O valor da obra situa-se em mais de 5,3 milhões de euros. Com um prazo de execução de 18 meses, José Maria Costa espera a sua concretização em meados do ano 2020.
A obra prevê a execução de uma rodovia com 8,8 quilómetros, ligando o porto comercial ao nó da A28, em São Romão de Neiva. Dessa forma, pretendem retirar o tráfego de pesados do interior de vias urbanas.