Como foi noticiado estão já em curso «há alguns meses» as obras de reabilitação do Bairro Social do IHRU, estando previsto para os próximos dias, o arranque das obras de requalificação de toda a zona envolvente «Praça da Linha do Vale do Lima».
Obras há muito aguardadas, quer relativamente ao imóvel, quer à requalificação de toda a área envolvente, pela necessidade. Dar uma nova imagem àquela área e dota-la de todas as infraestruturas básicas, mas também criar uma nova orientação na circulação automóvel e pedonal, numa zona que se tornou na nova centralidade da freguesia e em que a circulação automóvel há muito reclamava a atenção das entidades competentes.
Acresce dizer que estas obras contemplam um arranjo urbanístico que permitirá a mudança da feira semanal para aquele espaço «local inicial da feira», de acordo com deliberação recente da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela. A empreitada tem o prazo de execução de seis meses
Segundo a mesma nota o projeto contempla já parque de estacionamento para a futura “Unidade de Cuidados de proximidade” – a nova designação para os centros de saúde, para dar apoio à população da Meadela que será construída em terreno anexo à Praça, local já há muito aprovado pela Direção Geral de Saúde.
PARQUE DE DIVERSÕES
Com a proximidade das Festas da Meadela, naturalmente que os meadelenses, mais atentos, se interrogarão como se vão realizar as festas anuais em honra de Santa Cristina, que terão lugar nos dias 02, 03 e 04 de agosto e cujo espaço de diversões (Praça da Linha) vai começar a ser intervencionado como acima se referiu.
Realizou-se no passado dia 09 de maio, uma reunião em obra, em que estiveram presentes: o presidente da União de Freguesias, técnicos e outros elementos do Executivo, o presidente da Comissão de Festas da Meadela e outros elementos da Direção, responsáveis técnicos da obra por parte da Câmara Municipal e o empreiteiro da obra «Boaventura &Boaventura», ficando acordado que o espaço necessário à instalação das diversões, será na altura preparado pelo empreiteiro e facultado para esse efeito, durante os dias das festas.
Apesar dos inevitáveis inconvenientes que poderão surgir pela coincidência das obras com a realização das Festas, saúda-se esta desejável e necessária intervenção, que estamos certos muito virá melhorar a mobilidade naquela área da Freguesia.
FESTAS DA MEADELA
A Comissão de Festas da Meadela, torna público que o Cartaz e Programa das Festas 2019 em honra de Santa Cristina, que terão lugar nos dias 02, 03 e 04 de agosto, serão apresentados à Comunicação Social, no próximo dia 07 de junho, pelas 19h, na Quinta da Presa, na Meadela.
1ª. COMPANHIA DE GUIAS
Fundada a 19 de maio de 1974, a 1ª. companhia de Guias da Meadela, festejou no passado dia 19 de maio o seu 45º. aniversário, com um conjunto de iniciativas, em que participaram não só as Guias, familiares, mas também entidades convidadas, estando presente a vereadora da Câmara Municipal para a Juventude, Drª. Carlota Gonçalves Borges, Drª. Rosa Figueiredo em representação da União de Freguesias (Santa Maior, Monserrate) e Meadela; Monsenhor Manuel José Azevedo Vilar, pároco da Meadela; José Borlido, presidente da Comissão de Festas de Santa Cristina da Meadela; Frei Marco Paulo, da Ordem dos Carmelitas Descalços e Dirigente do Escutismo de Marco de Canaveses, que vem colaborando com as Guias da Meadela, entre outros convidados.
As cerimónias tiveram início pelas 9h45, com o descerramento simbólico de uma placa comemorativa na sede das Guias (Centro Paroquial da Meadela), em homenagem aos fundadores, o casal Manuel Rego e Maria de Jesus Rego; Maria Conceição Gonçalves Mesquita Ribeiro e Monsenhor Manuel José Azevedo Vilar, cujo descerramento foi abrilhantado com o grupo de Clarins do Agrupamento de Escuteiros da Meadela.
Descerrada a Placa comemorativa e com as Guias formadas no recinto frontal à sua sede, com uma alegria enorme estampada em cada rosto, foi a vez de apresentarem coreografias próprias e bem condizentes com a sua juventude e com o lema do Guidismo.
No momento próprio a vereadora Drª. Carlota Gonçalves Borges usou da palavra para agradecer o convite e saudar as Guias pelos seus 45 anos de existência, realçando a importância do Guidismo, na formação integral das nossas crianças e jovens, o que naturalmente exige muita dedicação das suas chefes, que se dedicam com todo o entusiasmo a essa meritória causa.
Todas as intervenções dos restantes convidados, centraram-se igualmente na importância do Guidismo na formação das nossas jovens, incutindo-lhes um espírito de serviço e partilha no serviço à comunidade.
Monsenhor Manuel José Vilar, um dos fundadores do Guidismo na Meadela e seu Assistente Espiritual, salientou igualmente a importância do Guidismo e realçou o facto de se tratar de Guidismo Cristão, o que lhes dá ainda mais responsabilidade de seguirem uma conduta de vida consentânea com a sua fé, vivendo de acordo com os valores Cristãos.
Seguiu-se uma Eucaristia da promessa das Guias, na igreja Paroquial, pelas 10h30, presidida pelo Monsenhor Vilar e concelebrada pelo Frei Marco Paulo.
Na homilia e em reflexão ao Evangelho de Domingo, cuja mensagem central era «amai-vos uns aos outros como eu vos amei», Monsenhor Vilar, vincou a necessidade do amor para viver em sociedade.
Finda a Eucaristia as Guias e convidados foram em Romagem ao Cemitério, onde homenagearam, de forma sentida e comovente, uma das suas mais queridas Guias, a chefe Conceição Mesquita, que nos deixou precocemente.
Seguiu-se um almoço convívio, onde reinou a alegria e o divertimento, bem ao jeito da juventude.
Parabéns pelos 45 anos de vida e pela vossa doação em prol de uma sociedade melhor; mais justa, mais solidária, mais tolerante e mais humana.