O executivo municipal visitou, no último fim de semana, as obras que estão a decorrer na igreja paroquial de Santa Maria Maior de Mujães, no âmbito do projeto “Valorizar o Património”. O presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, o vereador da Coesão Territorial, Luís Nobre, e a vereadora do Património e Equipamentos Culturais, Carlota Borges, visitaram a empreitada para conservação de cobertura e estabilização do teto da capela do Santíssimo, estimada em 35 mil euros.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Viana do Castelo está a fazer um investimento global de 180 mil euros na 1.ª fase da reabilitação e Valorização do Património, para beneficiar oito igrejas e capelas do concelho.
A proposta, aprovada em reunião de executivo, “identificou como objetivos a concretizar no corrente ano a promoção da identidade cultural, a conservação do património material e imaterial e a valorização cultural e turística de Viana do Castelo”.
Neste sentido, foram celebrados Protocolos de Desenvolvimento Cultural entre a Câmara Municipal e as instituições concelhias detentoras de bens ou património cultural que, no âmbito desta parceria, se comprometam a desenvolver hábitos culturais e fruição artística dos cidadãos; estimular os públicos de infância e juventude para as artes, património material e imaterial; qualificar a oferta dos ativos culturais do concelho de Viana do Castelo; apoiar a organização e realização de eventos culturais associados aos bens culturais objeto de intervenção no âmbito destas parcerias.