Obras na Igreja Paroquial

Um grupo de amigos da nossa paróquia de São Martinho de Vila Fria, no seguimento das obras realizadas na nossa igreja, no ano anterior, com a lavagem da cantaria, da igreja, do adro, das paredes circundantes, assim como na residência paroquial com a inclusão da pintura de uma das paredes, este ano completaram o serviço, para o efeito custearam a vinda de uma grande grua de elevação, o que permitiu intervencionar o topo da torre da igreja com excelentes condições de segurança no trabalho. Foi um grandioso trabalho que nos apraz registar pela dedicação, altruísmo e amor à nossa paróquia.

Todos os encargos logísticos, consumíveis e manutenção foram suportados por este mesmo grupo de vilafrienses ilustres, para eles o meu obrigado.

A manutenção de todo o complexo, igreja, capela mortuária, sala de apoio, casas de banho, sala de apoio à igreja nomeadamente para casamentos, batizados e outras, adro da igreja e paredes de suporte, requer intervenções periódicas.

As grandes obras já foram executadas. Em 1986, fez-se a maior intervenção com o restauro e ampliação, com a substituição da abóbada de tabique por vigamento em betão, substituição do coro de madeira por uma placa de betão e toda a instalação elétrica, entre outras.

Em 2007, nova intervenção para substituição do telhado, do taco da igreja por madeira afisélia com a recuperação das sepulturas do cemitério primitivo, intervenção profunda nas paredes interiores devido ao salitre, com enorme êxito, substituição da telha, drenagem do interior da igreja. Apenas referimos as mais importantes.

Em 2015, houve necessidade de consolidar uma parede do lado sul devido aos inertes terem sido removidos pelas águas pluviais, conflituava com a estabilidade da ampliação da igreja, intervenção na cobertura, nas fachadas exteriores, na pintura, eletricidade, muros e pavimentos exteriores, pintura geral, incluindo anexos, assim como tratamento da madeira do alpendre e drenagem de todo o adro.

As grandes obras estão realizadas o que agora é necessário é conservar todo o edificado.
Com a intervenção deste grupo de benfeitores filantropos, podemos observar e ver todo o edificado, muito bem conservado. A seu pedido não divulgamos os nomes, respeitamos e compreendemos, de qualquer forma o agradecimento de toda a freguesia pela dedicação à nossa paróquia São Martinho de Vila Fria.

FALECIMENTOS
No passado dia 18 de agosto, faleceu Olívia Conceição Silva Torre, natural da freguesia de Chafé, nascida a 18 de agosto de 1946, residente na Rua Ponte Pedrinha, lugar de Ponte Pedrinha, casada com Manuel Torres Miranda. Foi a sepultar no cemitério de Vila Fria após cerimónias religiosas.

Sentidos pêsames ao marido, à filha e restantes familiares.
No dia 07 de agosto, faleceu Maria Isolete Alves Faria Queiroz, com 75 anos, nascida a 10 de março de 1946, natural de Alvarães, residente na Rua das Cotovias no lugar do Monte da Ola, casada com Manuel Branco Alves Ferreira, reformada. Foi a sepultar no cemitério de Vila Fria após cerimónias religiosas.

Sentidas condolências ao marido, filhos e restante família.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.