Obras na igreja paroquial alteram os atos litúrgicos

Iniciaram-se, no passado dia 08 de março, as obras na igreja paroquial da Meadela, que se destinam, principalmente, à substituição do pavimento, das alas Norte e Sul e Capela-Mor, dado que em algumas áreas já há muito que era visível a sua degradação.

A decisão em efetuar as obras neste momento, para além da sua necessidade, prende-se também com o facto de com a pandemia a presença de fiéis nas Eucaristias, ser de número mais reduzido e daí com menos impacto.

Esta obra tem naturalmente um custo relativamente mais elevado, pela necessidade de uma preparação rigorosa do pavimento, com a utilização de materiais e técnicas “atualizadas”, que garantam a durabilidade do material do revestimento final e melhorem o conforto de quem participa nos atos litúrgicos.

Como é do conhecimento de todos, com a pandemia e o confinamento, os proventos da Igreja quase se tornaram inexistentes, caindo muito, mesmo apenas em tempo de pandemia, sem confinamento, devido à redução da frequência dos cristãos particularmente nas Eucaristias.

Daí deriva o apelo do pároco Monsenhor Manuel José Vilar, para que surjam contributos para as obras, particularmente por parte dos cristãos da paróquia, tendo também nesse sentido, informado que o contributo habitual para a Páscoa será este ano destinado às obras em curso na igreja.

Alteração
Face ao desconfinamento progressivo e à decisão da Conferência Episcopal Portuguesa, em retomar as celebrações presenciais a partir do dia 15 de março, e porque apenas a ala central de igreja está disponível ao Culto, o que é manifestamente insuficiente. As celebrações, enquanto decorrerem as obras, vão realizar-se no Salão de Festas do Centro Paroquial, com entrada pela rua da Via Sacra, Nº 2 (lado Poente do Centro Paroquial).

As cerimónias dos funerais continuam a realizar-se na ala central da igreja, que se vai manter aberta, nas horas habituais, com a presença do Santíssimo, num dos altares desta ala da igreja. Ao que apuramos as celebrações vão continuar a ser transmitidas pela Internet: Facebook “Paróquia da Meadela” .

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.