Obras na nossa Freguesia

As obras de instalação da rede de água pública e saneamento que decorrem nesta freguesia, a cargo da empresa Boaventura & Boaventura Lda., da vila de Barroselas, encontram-se em fase de finalização, tendo todas as moradias sido contempladas com o ramal de ligação de água.

Obtivemos informação de que para já, em algumas artérias, seriam também instalados os ramais de saneamento, com vista a que, num futuro próximo, esta necessidade básica venha a ser uma realidade.

Os transtornos decorrentes desta intervenção têm sido alvo de algumas críticas por parte de alguns utentes e relatadas inclusive num órgão de comunicação social. É de lamentar, no entanto, que algumas pessoas não aceitem e compreendam que não é possível efetuar obras desta dimensão, sem existirem alguns transtornos e inconvenientes para os utentes das ruas e caminhos da freguesia.

ESTRADA DO CRASTO
A artéria principal que serve de acesso ao monte de Nossa Senhora do Crasto foi também alvo de melhoramento do piso na sua parte final, com a colocação de um tapete betuminoso no percurso, desde as últimas moradias até ao local do santuário.

Este tão grande melhoramento, havia sido uma promessa do Sr. presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo feita ao nosso saudoso pároco padre Domingos há cerca de quatro anos, no decurso da inauguração do percurso processional da Senhora do Crasto. É com muita alegria e felicidade de todos os deocristense que veem este sonho cumprido.

O santuário de Nossa Senhora do Crasto, e as demais estruturas turísticas existentes (miradouro, restaurante e parque de merendas) vão, com toda a certeza, beneficiar imenso deste novo requalificado acesso, que vai possibilitar uma maior afluência de visitantes.

FALECIMENTOS
No dia 09 de janeiro, faleceu o Sr. Aníbal Alves de Barros, morador que foi no lugar da Chão, desta freguesia.

Este nosso amigo e conterrâneo, exerceu durante muitos anos o trabalho de coveiro no nosso cemitério paroquial e das freguesias vizinhas.

Foi a sepultar no cemitério paroquial de Deocriste, após as cerimónias religiosas na igreja de Deocriste.

Em 21 de fevereiro, faleceu o nosso conterrâneo José Joaquim Meira da Costa, que se encontrava a residir no Lar de Portela Susã, tendo sido acometido de doença súbita logo após o processo de vacinação anti-covid que recebeu como residente no lar, tendo sido transportado para o hospital de Ponte de Lima, onde veio a falecer.

O Sr. José “Costinha”, com o era popularmente conhecido nesta freguesia, foi um grande amigo e benfeitor do santuário de Nossa Senhora do Crasto, tendo contribuído com a oferta de um altar em honra de N.ª S.ª da Guia, habitualmente zelado por sua filha Alexandrina.
Após as cerimónias religiosas, foi a sepultar em campa de família no cemitério desta freguesia.

Já este mês de março, no passado dia 21, faleceu no hospital distrital de Viana do Castelo, onde havia sido internada, a D. Maria dos Prazeres da Costa e Silva, irmã do nosso saudoso pároco, padre Domingos da Costa e Silva.

Oriunda por nascimento da freguesia de Vilar de Figos, concelho de Barcelos, a D. Prazeres como era carinhosamente conhecida pela gentes de Deocriste, era considerada como uma verdadeira deocristense, pois casou e viveu na nossa terra durante mais de 50 anos na companhia de seu irmão, padre Domingos.

Às famílias enlutadas apresentámos as nossas condolências.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.