Obras no portinho de pesca da freguesia e Festa Missionária

Já teve início a empreitada de modernização do portinho de pesca de Castelo do Neiva, mais um investimento da Sociedade Polis Litoral Norte na nossa freguesia, com o valor de cerca de um milhão e 100 mil euros. Mas não fica por aqui, segundo o presidente da Junta de Freguesia, Paulo Torres, veremos brevemente adjudicada a empreitada para a construção da nova lota.

Com o início das obras estão a ser destruídas as antigas barracas dos pescadores e para minimizar alterações à rotina dos homens do mar, a Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal, disponibilizou contentores para que continuem a ter um espaço para
guardarem os apetrechos de pesca durante o período das obras.

Também o recinto da antiga escola Fieiros do Mar foi colocado à disposição dos pescadores, para guardarem material de maiores dimensões.
Foi dado também o início a construção da rede pública de abastecimento de água na Rua do Cardal, uma das poucas ruas que não é servida por este serviço básico.
A taxa de cobertura de abastecimento de água em Castelo do Neiva é de 95%. Por sua vez, a taxa de saneamento é de 39%. Sendo que ainda não estão contabilizadas as ligações desta última empreitada, que aumentará esta taxa consideravelmente. Estas informações foram publicadas pelo presidente da Junta na sua página do Facebook.

Terço Missionário

Inserido na já habitual Festa Missionária organizada pela LIAM (Liga Intensificadora da Ação Missionária) de Castelo do Neiva, que decorreu entre 26 e 28 de outubro no Centro Social e Paroquial, teve lugar no sábado dia 27 o também já habitual terço missionário.


Estava prevista a saída dos grupos dos diversos lugares da freguesia pelas 18h00, a pé e rezando o terço pelo caminho, mas foi cancelada devido à chuva que resolveu cair nesse momento. Rezou-se então no salão do Centro Social, com a presença das crianças que transportavam os balões de diversas cores representando os cinco continentes. No final da oração, uniram-se os balões formando um terço, que depois foi lançado para que se elevasse ao céu, levando às alturas esse símbolo de oração mariana.

A Festa Missionária teve início na sexta-feira, dia 26, às 20h30, com um encontro missionário dirigido às famílias sob o tema “Família: A missão é evangelizar”, hora em que também teve lugar a abertura da feira missionária.

No sábado, a feira abriu pelas 09 da manhã e depois, para além do já referido terço missionário, houve Eucaristia às 19h e Testemunhos Missionários do projeto Abraçar a Missão 2018.

Havia também petiscos e bebidas para angariação de fundos. No domingo, houve um almoço solidário, em que toda a comunidade foi convidada a participar, e pelas 15h30 a recitação do terço. O encerramento ocorreu cerca das 18h.

Falecimentos
Durante o mês de outubro faleceram os seguintes conterrâneos: no dia 12, Maria da Graça Meireis Meira, de 90 anos; no dia 18, Rosa Martins de Almeida, de 71 anos; no dia 19, António Meira da Cruz, de 84 anos; e no dia 30, Ana de Sá Lima, de 92 anos. Sentidas condolências às famílias em luto.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.