As Oficinas de Criatividade Himalaya – Centro Ciência Viva dos Arcos promoveram mais uma vez, nesta interrupção letiva do Natal, as “Oficinas de Férias”. Durante uma semana, crianças e jovens dos 6 aos 12 anos descobriram a magia de Natal aliada à ciência.
Começaram envoltos em circuitos elétricos, fios condutores, e LED's, mas acabaram a levar para casa postais de Natal cheios de luz.
No dia seguinte, continuaram os trabalhos e criaram globos de neve natalícios. Não faltou o musgo, mas por uma boa razão… para que pudessem descobrir a sua importância e o porquê do mesmo não dever ser colhido.
Também não faltou o aroma da época, transformado em bombas de banho. A Geologia também esteve presente nestas Oficinas, estreou-se o GeoLab onde se descobriu o perfil do solo e os seus horizontes. Com base nestas aprendizagens, cada cientista criou o seu próprio solo comestível.
Esta edição das Oficinas de Férias esgotou novamente as vagas disponíveis, o que demostra o interesse da comunidade e a relevância deste projeto municipal na educação para a ciência e envolvimento de todos.
Com este Centro de Ciência Viva, único no Alto Minho, o Município de Arcos de Valdevez promove o Conhecimento, a Ciência e o desenvolvimento Sustentável, através dos ensinamentos do Cientista arcuense Padre Himalaya.