No tão divulgado plano de habitação Nacional decretado pelo Governo de Portugal, tanto o Estado como a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Chafé, não ousaram sequer reagir à situação como mostra a imagem. Quanto à APA, Agência Portuguesa do Ambiente, continua em silencio!
Este prédio em degradação total, fica situado no lugar da Amorosa em Chafé, edificado com tribeira nos anos 40 do século passado com vista para o mar e numa área de 1 080 m2. Era o posto de vigia marítima da Guarda Fiscal, o qual, ainda mantém ao alto o mastro de içar a bandeira nacional e, parte da estrutura mural exterior estilo Estado Novo.
Por mais incrível que pareça nunca se viu lá afixado, o indicador de prédio à venda, além de ter havido compatriotas emigrantes interessados na aquisição. Vamos lá saber por que razão, desde há décadas, não teve comprador e por isso continua mostrando uma vergonhosa imagem para quem acorre à beira mar para desfrutar da beleza natural da aérea balnear da praia da Amorosa.
Além do Revive Natureza ter lançado apelo em 21 julho 2020 para adjudicação e ter recebido 161 propostas, nada se sabe do sucedido e a desfiguração permanece.
Se faltam casas para albergar quem necessita, por que motivo o Estado deixa permanecer ao abandono tantos milhares de casas e de prédios?
Convém relembrar que, segundo o exposto no livro de Paulo de Morais, existem mais de 2 000 000 milhões de outros prédios abandonados em Portugal.
Atenção. O poste elétrico implantado na mesma área, está prestes a ruir. Perigo iminente.
Haja consciência!