Cerca de duas dezenas de automobilistas foram notificadas pela GNR de Viana do Castelo, no âmbito das restrições de circulação relacionadas com a Páscoa, entre as 0h00 de quinta-feira, dia 9, e as 24h00 desta segunda-feira, 13 de abril.
Mediante estas notificações, os condutores eram informados que teriam de respeitar as restrições e voltar para as suas residências. Se voltassem a ser encontrados na mesma situação, dessa vez, poderia ser detidos pelo crime de desobediência. O que não terá sucedido, tanto quanto sabemos.
Conforme adiantou fonte do Comando Distrital da GNR, esta desenvolveu duas grandes ações na área de Viana do Castelo. A primeira foi na tarde de sexta-feira, dia 10, junto à entrada do tabuleiro da ponte nova (sentido sul-norte), e a a outra na A28, junto à rotunda da zona industrial do Neiva, no mesmo sentido, este domingo de manhã.
PSP fiscalizou mais de 4 mil viaturas
Também no âmbito da operação “Páscoa em Casa”, o Comando da PSP de Viana do Castelo deu-nos conta dos resultados da atividade operacional que envolveu 223 elementos policiais.
No referido período (de 5.ª feira, dia 9, a 2.ª feira, dia 13), realizou 43 fiscalizações, 32 rodoviárias e as restantes a estabelecimentos.
Foram controladas 6 066 pessoas e 4 759 viaturas. Houve ainda “17 contactos com vitimas de Violência Doméstica.
A ação pautou-se, essencialmente, por uma ação pedagógica junto dos automobilistas com vista ao interesse em serem respeitadas as restrições.
A fiscalização de viaturas terá incidido em zonas de entrada e saída da zona urbana. Em Viana do Castelo eram visíveis em zonas como a das rotundas do Cais Novo e da Areosa, Campo d’Agonia, nas entradas da A28 na Meadela (“melro” e “mercedes”) e na situada junto à McDonalds.
A Operação Páscoa visou fazer cumprir as disposições do estado de emergência: o dever de confinamento para pessoas doentes, de recolhimento em casa para a população em geral, impedimento de viagens para fora dos concelhos de residência, salvo situações de exceção, e das deslocações em geral, exceto nas situações previstas como as deslocações de caráter profissional.
Estas duas Operações envolveram cerca de 25 militares cada, tendo sido fiscalizados perto de 700 veículos e notificadas cerca de 40 pessoas por circularem fora do concelho de residência.
Foto: GNR