A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) criou uma linha telefónica informativa, dirigida aos cidadãos, sobre cuidados com a saúde da visão. A APLO justifica esta iniciativa uma vez que a prática clínica do optometrista eletiva e não urgente está suspensa por motivos de evitar a propagação e contágio, à semelhança de outras de outras profissões de saúde que prestam cuidados primários, no contexto da pandemia de COVID-19.
A linha 93 893 4441 funciona às segundas, quartas e sextas-feiras das 11H00 às 13H00.
“Este serviço pretende fornecer informação clínica, orientadora e apaziguadora aos utentes de serviços optométricos. Os utentes podem obter aconselhamento e esclarecer dúvidas sobre a utilização correta e segura de óculos e lentes de contato, alterações de conforto ou de visão ou outras que possam ocorrer no âmbito dos cuidados primários para a saúde da visão” afirma Raúl de Sousa, presidente da APLO.
Este serviço informativo, prestado por optometristas, não representa nem substitui uma consulta, não fará diagnósticos e não serão efetuadas prescrições.