Ordenação Diaconal

No último domingo do ano de 2019, às 15h30, na Sé de Viana do Castelo foi ordenando diácono o nosso paroquiano João Basto. Esta foi mais uma fase da formação sacerdotal deste jovem que tomou a feliz opção de servir a Deus. Esta é a fase anterior à futura ordenação presbiteral, que possivelmente ocorrerá ainda este ano. A cerimónia foi presidida pelo nosso Bispo, D. Anacleto Oliveira, com a Sé repleta de fiéis.

Após a realização das cerimónias religiosas a comunidade paroquial de Carreço reuniu-se no salão de festas da Sociedade de Carreço, onde decorreu uma festa simples, mas carregada de significado comunitário.

Os vários grupos paroquiais apresentaram uma sessão cultural com canções, poesia e teatro, onde todos tiveram como objetivo e única referência a ordenação diaconal do João Basto. A comunidade, atempadamente, preparou um lanche onde todos puderam partilhar, quer na estruturação e feitura, quer na sua degustação durante a festa convívio. Tivemos oportunidade de verificar neste convívio a presença de muitos seminaristas, colegas do homenageado, assim como vários sacerdotes. O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço também participou na festa com os seus trajes, as suas danças e os seus cantares. Foi uma agradável surpresa.

Registamos os agradecimentos que o diácono João Basto endereçou a toda a comunidade de Carreço em geral, e de modo muito particular ao Grupo Folclórico e aos grupos da Paróquia. Por sua vez, o pároco de Carreço, padre Dr. Domingos Vieira enalteceu o caminho seguido pelo João e agradeceu em nome próprio e da Fábrica da Igreja a todos os presentes e a todos quantos realizaram o encontro comunitário. Para Carreço esta é uma realização ímpar no seu historial, pois, não é normal esta comunidade católica dar ao seu movimento seminaristas, assim sendo, muito menos padres e diáconos como no caso presente. Força João Basto, que Cristo te ajude na tua missão para em breve festejarmos a tua ordenação sacerdotal.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.