A Orquestra Barroca Casa da Música e o maestro, violinista e contratenor Dmitry Sinkovsky apresentam-se em Viana do Castelo, na Praça da República, a 11 de setembro, quarta-feira, pelas 22h, com entrada livre.
A apresentação encerra a digressão “Orquestra no Património”, uma co-produção Casa da Música, Fundação “la Caixa” e BPI, iniciada a 13 de julho, na Praça do Município, em Lisboa, e que vai passar também por Évora, Porto, Mafra, Braga, Faro e Castelo Branco.
“Orquestra no Património” leva as Orquestras Sinfónica e Barroca Casa da Música a espaços públicos de cidades com grande valor histórico e patrimonial, numa acção que pretende contribuir para a valorização dos centros históricos e fomentar o gosto pela música mais erudita.
A noite começa com uma sinfonia de dança de Rebel, compositor do Barroco francês que foi figura proeminente das cortes de Luís XIV e Luís XV. O ambiente festivo está presente na Música Aquática de Händel, escrita para acompanhar o séquito real britânico em excursão pelo Rio Tamisa. Depois de França e Inglaterra, esta viagem musical termina em Itália com melodias contagiantes de Vivaldi, numa obra que dá protagonismo a vários instrumentos de sopro e aos tímpanos.