Os factos históricos da elevação da Freguesia a vila

Já lá vão 31 anos da elevação de Barroselas a Vila e, ao longo dos anos, temos vindo a ouvir afirmações e a ler textos que, de um modo ou de outro, deturpam o processo que levou à deliberação da Assembleia da República no sentido de elevar àquela freguesia ao estatuto de Vila. Permitam que relembre o desenrolar de todo o processo: A Junta de Freguesia de então, numa visita que os Deputados do PSD faziam à Freguesia, manifestou o interesse de que a mesma pudesse vir a obter aquele estatuto e para tal solicitaram a intervenção daqueles parlamentares.

Logo aí se delineou todo o caminho a percorrer:
1º Que deveria a Junta de Freguesia, numa das suas reuniões, tomar uma deliberação nesse sentido;
2º Que tal deliberação teria de ser depois apoiada em nova decisão da Assembleia de Freguesia.

Esses documentos seriam remetidos, por um lado aos deputados do PSD, com toda a história que pudessem recolher sobre a povoação de Barroselas para que os parlamentares ficassem munidos do material necessário para elaborar um texto, em forma de projeto de Lei a apresentar na Assembleia da República e, por outro lado, à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal para que se pronunciassem sobre tal pretensão, embora este passo pudesse vir a ser tomado mais tarde pelos próprios deputados!

Iniciadas estas diligências e recolhidos todas as deliberações referidas e depois de mais algumas investigações sobre as origens e evolução da povoação, com preciosas achegas recolhidas junto do sr. Costa Pereira, foi elaborado o texto final apresentado na Assembleia da República e submetido a parecer da Comissão Parlamentar do Poder Local e Ambiente, merecendo a aprovação unânime e sem qualquer objeção, sucedendo o mesmo aquando da aprovação final no Plenário da Assembleia da República.

Porque fui o 1º subscritor deste Projeto Lei, porque participei neste processo desde o seu início, porque não é verdade que o assunto tenha sido, alguma vez, levado ao Governo para uma decisão, porque não é verdade que o Partido Socialista tenha aqui colocado “prego ou estopa”, como já em algumas vezes, naquelas sessões comemorativas se disse, mesmo com a conivência de alguns social democratas, fica o meu testemunho na primeira pessoa, que todos poderão confirmar pelos documentos que deverão constar dos arquivos da Junta de Freguesia! Sempre ausente, e dispenso os convites, mas sempre presente e atento ao que por aí se vai passando!

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.