Pacheco Pereira volta a Viana

Poder-se-ia falar da longa peregrinação do Professor, mas, como bem diz o ditado, “quem corre por gosto não cansa”. Contudo, o prazer de Pacheco Pereira reverte a favor da cultura e, de forma mais lata, da valorização do conhecimento de todos os portugueses e mesmo de povos de outras latitudes.

Esta nova exposição do Núcleo Vianense do Ephemera (arquivo/biblioteca), cujo fundador e grande dinamizador é Pacheco Pereira, tem como tema as “Firmas na tradição vianense”. Viana, como todas as cidades, dispôs ao longo do tempo de um bem definido tecido comercial, satisfatoriamente enraizado, que muito contribuiu para fazer a história social da cidade. Nunca o trabalho de levantamento de tão importante setor da vida económica da urbe foi feito, mas, tal como tem acontecido especialmente nas cidades maiores do país, é assunto que alguém deveria um dia tratar. Todavia, de imediato, até ao dia 18 do corrente mês, os vianenses têm a oportunidade de conhecer, de forma documental, um pouco do que Viana teve ao longo de décadas para satisfazer as suas necessidades, especialmente as mais elementares, como é o caso do comércio alimentar e farmacêutico.

É precisamente para não deixar morrer a história das práticas, das vivências e do sentir profundo das populações que Pacheco Pereira, qual devoto, faz a sua “peregrinação” pelo país e pelo mundo para conhecer, ouvir, recolher e estudar, tudo o que tantos consideram lixo, mas que para ele e para outros, mesmo que menos entusiastas, são as ferramentas que mostram como fomos, como nos movimentamos e como nos comportamos até aqui chegarmos.

É por isso que cada intervenção pública de Pacheco Pereira nos prende e nos cativa. E fica feliz por poder contar na nossa cidade com um Núcleo de ativistas suficientemente diligente que procura caminhar com ele nesta cruzada de nada deitar fora porque tudo é rico, especialmente em ensinamento. Regozijo e colaboração nesta cruzada também o manifesta o Município, mais uma vez assumido publicamente na cerimónia de abertura da presente mostra, que aconteceu no sábado passado, dia 10, pelas 11 horas, no rés-do-chão dos Antigos Paços do Concelho.
GFM

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.