Noticiamos, na edição de 11 de fevereiro, que a Câmara Municipal de Viana do Castelo, na comemoração dos 173 anos de elevação a cidade, contemplara como Instituição de Mérito a Antiga Padaria e Pastelaria Souto. A cerimónia solene, que teve de ser adiada face à situação pandémica, realizou-se no passado dia 30 de abril, no icónico Sá de Miranda.
Esta secular empresa de panificação, já “Prémio Vida” de Santa Marta de Portuzelo em 2019 e que integra o projeto “Lojas Memória” do município, que «promove o reconhecimento e proteção de estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local» é uma empresa pertencente à família Parente Ribeiro Moreira, é centenária e vem transitando de geração em geração.
Atualmente, é dirigida pelo herdeiro Luís Parente Ribeiro, filho e neto, respetivamente, dos saudosos António Moreira Parente Ribeiro (Tone Souto) e Manuel Parente Ribeiro Moreira e Maria dos Anjos Parente Ribeiro.
A freguesia há muito que assumiu ser esta a “sua padaria” de referência pois, para além da qualidade e pureza dos seus produtos, é também herdeira da tradicional afabilidade de proprietários e seus trabalhadores, sua solicitude e disponibilidade para o melhor atendimento. A tudo acresce a sensibilidade social, traduzida desde sempre na defesa dos postos de trabalho e na ajuda e partilha, sempre que necessário, para instituições e pessoas.
É com indisfarçável orgulho que vemos mais uma instituição santamartense juntar-se ao grupo das já laureadas, a saber: “Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo”, em 2000; “Grupo Desportivo do Centro Paroquial”, em 2015; “JAROJUPE”, em 2017; “Restaurante Camelo”, em 2019, a que ousamos acrescer “Auto Lages”, em 2020, já que os seus proprietários e gerentes são santamartenses. E com prazer partilhamos também, na proporção que nos cabe, as distinções de 2001, a “Voluntários” (anónimos), que os temos e a de 2013, às “Juntas de Freguesia”.