Padre Renato Oliveira apresenta a Carta Pastoral de D. Anacleto

“Somos Igreja que Evangeliza”. Num curto espaço de tempo decorreram na nossa Paróquia duas ações que se podem considerar de formação, uma de âmbito Diocesano, que teve lugar no dia 23 de outubro, relatada noutro texto e outra de caráter Paroquial, que teve lugar no dia 09 de novembro, pelas 21horas, em que foi palestrante o padre Renato Oliveira, Diretor do Notícias de Viana e formador do Seminário Diocesano. No Salão de Festas do Centro Paroquial da Meadela, apresentou uma síntese da Carta Pastoral de D. Anacleto para o Ano Pastoral 2018/2019.

Apesar da noite de intempérie que se fazia sentir, o salão de festas apresentava uma moldura humana muito razoável, sendo notada a presença de vários jovens entre eles o Grupo “Rosa dos Ventos”, da Meadela, o que levou o palestrante a saudar, justamente a presença de tantos jovens naquela sessão de formação, com noite chuvosa e numa sexta-feira. Refira-se também a presença de pessoas vindas de outras freguesias limítrofes da Meadela.

Numa linguagem simples, mas objetiva o padre Renato Oliveira, deu a todos os presentes uma panorâmica da nova Carta Pastoral do nosso Bispo “Somos Igreja que Evangeliza”, que pretende mobilizar todos os Cristãos Diocesanos para a urgente tarefa da Evangelização, nesta nova fase da vida da Diocese, ainda a viver durante mais dois anos as comemorações dos 40 anos da sua fundação.

O padre Renato começou por referir que a Carta Pastoral, a exemplo das anteriores é particularmente longa. É uma carta de forte conteúdo Bíblico, que vem completar a Carta anterior “Somos Igreja que Agradece”.

A celebração dos 40 anos da Diocese, será realizada num triénio, sendo a presente Carta a 2ª e em que a próxima e última Carta do Triénio será “Somos Igreja que Acolhe”.

Seguindo o sentido da Carta Pastoral, e depois de se referir à exposição que percorreu os vários Arciprestados neste ano Pastoral, e cujos indicadores se apresentam bastante negativos, referiu: “É importante aproveitar o que o tempo presente nos oferece e vejamos as situações concretas, pois vão surgindo sinais da procura do Espiritual. Alguns desses sinais, podemos vê-los nos Peregrinos dos Caminhos de Santiago, que não encontrando realização plena no conforto de suas vidas, desprendem-se de tudo e partem sem nada, regressando felizes às suas terras”. As festas com o seu pendor religioso e os jovens que se organizam em grupos são alguns desses sinais.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.