Padroeiro de Darque com estátua junto à Igreja

O património artístico de Viana do Castelo ficou mais rico com uma escultura em Bronze, de São Sebastião, padroeiro de Darque, no centro histórico desta vila, junto da igreja paroquial, com a colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Trabalho do escultor vianense Martinho de Brito.

Esta magnifica obra de 2.20m em gesso, trabalho da tese de licenciatura em escultura de Martinho de Brito, com a classificação de 18 valores, foi oferecida pelo seu autor à Câmara Municipal de Viana do Castelo, como prova de gratidão pela bolsa de estudo que lhe permitiu concluir os estudos na Escola Superior de Belas Artes. Esta obra esteve exposta durante muitos anos no átrio da biblioteca Municipal e a sua deslocalização posterior para outras paragens provocaram-lhe alguns danos.

A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia patrocinaram uma exposição na Casa das Artes em Darque, dedicada a São Sebastião em 2017, e optaram por a enquadrar neste evento, sendo necessário resgatá-la para ser restaurada pelo escultor darquense Salvador Vieira no seu atelier em Santoinho, trabalho que executou graciosamente. Após o restauro, esteve exposta na Casa das Artes.

Face ao sucesso da exposição, no decorrer do ano de 2020, a subcomissão de festas da vila de Darque, em honra de São Sebastião, Senhora das Oliveiras e Senhor da Saúde, representada, entre outros, por José Lima e a assessoria de Maurício de Sousa, grande entusiasta, iniciaram um trabalho árduo e apaixonante para obtenção de verbas para a sua passagem a bronze, para ser colocada em lugar digno junto da igreja paroquial de Darque.
Assim no dia 20 de janeiro de 2021, a obra foi concluída, podendo agora ser contemplada em frente à Igreja da Paroquial, enquadrada no arranjo urbanístico local, com a colaboração da Câmara Municipal.

Martinho de Brito, é pouco conhecido na sua terra natal. É natural de Vila Fria, nasceu na Quinta da Lavandeira, no lugar do Outeiro, em 10 de Setembro de 1916. Fez os primeiros estudos em Viana do Castelo, terminado o ensino secundário no Porto e a licenciatura em Lisboa. Tendo também frequentado diversos cursos de especialização, com grandes mestres, nomeadamente em França.

Tem imensas obras em coleções particulares. Várias, nos países de expressão portuguesa. Em território nacional, muitíssimas na área metropolitana de Lisboa, nomeadamente no Parque Eduardo VII – estufa-fria e mercado do forno do tijolo. Em Fátima, 17 grandes obras na Basílica da Nossa Senhora do Rosário. Em Viana do Castelo, uma estátua em granito em frente ao antigo Liceu e duas em frente à escola da Avenida, realizadas ainda enquanto estudante. No templo de Santa Luzia, nesta cidade, o Coração de Jesus localizado no altar-mor é uma cópia da estátua em bronze à entrada da Basílica do Escultor Aleixo Queiroz Ribeiro, executada pelo mestre Lima sob sua supervisão. No museu do Dragão na cidade do Porto, a TAÇA ARSENAL um conjunto de 2,80 metros e de cerca de 250 Kg de peso projetada pelo arquiteto João Antunes e os escultores Martinho de Brito e Albano França, perpétua a vitória do F C Porto sobre o Arsenal em 06 de maio de 1948.

Martinho de Brito apesar da sua grandeza, viveu sempre discretamente, faleceu em 05 de maio de 1998, em Santo Amaro de Oeiras, onde vivia, tendo sido sepultado no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.
Brito Felgueiras

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.