Uma vez mais as autarquias que se encontram no largo das Neves (Mujães, Vila de Punhe e Barroselas/Carvoeiro), juntamente com o Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto, unem esforços e em prol da cultura fazem acontecer o N-COOLTURA .
Com lugar no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Mujães, a partir das 11 horas de sábado, dia 01, o painel de oradores da palestra “Carlos Magno e o Império Carolíngio” será moderado pela arqueóloga Marisa Magalhães e contará com a presença dos seguintes especialistas: Álvaro Campelo (professor Associado da Universidade Fernando Pessoa, cujos ramos de investigação se centram no campo da antropologia social e cultural, nomeadamente nos estudos da religião, do género, do património cultural, e da antropologia ecológica) e João Gouveia Monteiro (professor Associado com Agregação à Universidade de Coimbra e investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura. Ensina História Medieval europeia e História Militar antiga e medieval).
Este ano, a programação, apesar de seguir a matriz que vigora desde 2014, fecha, o Ano Europeu do Património Cultural, com uma palestra sobre Carlos Magno. De referir, a influência do livro de ficção “A História de Carlos Magno e dos Doze Pares de França” no enredo do Auto da Floripes, uma peça teatral popular, rara e multissecular que se realiza todos os anos, no Largo das Neves, no dia 05 de agosto.
A organização está a cargo das autarquias, do Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto.
F.