Pandemia quebra tradição de mais de seis décadas

Com a Romagem ao Cemitério Paroquial, no passado dia 09 de agosto, em homenagem aos membros da Comissão de Festas já falecidos, encerraram as Festas 2020 em honra de Santa Cristina Padroeira da Meadela.

Considerando apenas a realização das festas no seu atual figurino, a pandemia Covid-19 quebrou uma tradição de mais de 60 anos, considerando que na parte religiosa não foi possível a realização da Procissão Solene em honra de Santa Cristina. Aí a quebra da tradição foi de há vários séculos, pois documentos pré-nacionais já referem a realização desse feito.

O ponto alto destas festas 2020, confinadas à parte religiosa, foi a celebração solene da Missa da Festas no passado dia 02 de agosto, pelas 10h30, transmitida no Facebook pela Viana TV e na página da Paróquia da Meadela.

Esta foi uma inovação, ditada pela pandemia, e que foi muito apreciada pelo elevado número de mensagens recebidas durante a transmissão em direto da Eucaristia e pelo elevado número de visualizações do vídeo disponível no Facebook da Viana TV, o que mostra ter sido positiva a decisão da Comissão de Festas que foi tomada visando essencialmente os nossos emigrantes e todos os meadelenses ausentes.

EUCARISTIA
Foi presidente da celebração o nosso Reverendo Pároco, Monsenhor Manuel José Azevedo Vilar, coadjuvado pelo Diácono Paulo Alves, que proferiu a homilia, cuja Eucaristia foi animada pelo Coro Paroquial sob a direção da professora de música Manuela Marques.

A Eucaristia foi precedida do Cortejo Litúrgico, que percorreu o exterior da igreja Paroquial e entrou pela porta da nave principal da igreja, com o Turíbulo, Cruz Paroquial, Sorefrários (acólitos com velas acesas), Diácono com o Missal e o presidente da celebração.

Chegados ao Altar, um grupo de Clarins da Fanfarra do Agrupamento dos Escuteiros da Meadela, situados no lugar do primitivo do coro, tocou em louvou a Santa Cristina, num verdadeiro hino de louvor a Deus e a Santa Cristina.

No início da celebração, o Monsenhor Vilar teve palavras de saudação para todos quantos estavam em comunhão connosco através da Viana TV e do Facebook da Paróquia, permitindo assim esta união no louvor a Deus e a Santa Cristina. Agradecimentos que renovou no final da celebração, não esquecendo uma agradecimento ao presidente da União de Freguesias, Comissão de Festas e a todos os devotos de Santa Cristina presentes nesta Eucaristia.

No final da Eucaristia, em resposta a uma pergunta da Viana TV, sobre o simbolismo da atuação, pela primeira vez, numa Eucaristia das Festas do Grupo de Clarins dos Escuteiros, o Monsenhor Vilar, salientou que esta foi uma forma diferente de dar início à celebração e que se poderá vir a repetir em próximos anos, deste modo ou de outro que se venha a decidir.

IGREJA FOI PEQUENA
A igreja tornou-se pequena, pois em tempo de pandemia a lotação ficou reduzida a 106 lugares.

Assistiram à Eucaristia, o presidente da União de Freguesias, (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, outros membros Executivo, presidente e toda a Direção da Comissão de Festas e membros da Comissão de Festas.

Uma das particularidades da igreja Paroquial da Meadela é estar aberta diariamente a partir entre as 9 horas e as 18h. Essa abertura foi alargada no dia principal das festas estado aberta até às 23h, permitindo a visita dos devotos de Santa Cristina, para apreciarem a decoração floral da igreja em dias de Festas, que foi feita de forma simples, mas bonita, mesmo em tempo de pandemia.

Apenas referir ainda, que durante o período que antecedeu a realização e durante os dias de festas foram muitas as publicações no Facebook, recordando as festas de outros anos, o que prova que as festas estão vivas. Em 2021 voltarão com o entusiasmo e a alegria de sempre, característico das gentes da Meadela.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.