A freguesia de parada do Monte, em Melgaço, mantém-se em cerco sanitário até à próxima quarta-feira. A garantia foi dada pelo autarca local, Manoel Batista, à agência Lusa.
A decisão “foi tomada hoje de manhã e que será reavaliada na quarta-feira, data em que se cumprem os 14 dias de quarentena”. Manoel Batista lembrou ainda que amanhã, terça-feira, o exército vai proceder à desinfeção do centro de saúde, onde já se registaram cinco casos de profissionais infetados pelo novo coronavírus.
“Estamos à espera dos resultados dos testes feitos a 22 profissionais do centro de saúde, que estão a aguardar em casa. Esses resultados são importantes para percebermos como está a situação no centro de saúde que atualmente está a funcionar com sete profissionais”, explicou o autarca socialista.
Manoel Batista tinha pedido há dias o encerramento temporário do centro de saúde para desinfeção. A Uniddae Local de saúde do Alto Minho encerrou a Área Dedicada ao Covid-19 (ADC) transferindo todos os casos suspeitos para o Centro de Saúde de Monção.
“Temos cinco profissionais do centro de saúde infetados e temos 22 que fizeram testes na quarta e quinta-feira, por apresentarem sintomatologia leve e que estão em casa a aguardar os resultados. Por isso é que o centro de saúde só pode funcionar em parte, tendo sido retirada a resposta da covid-19. Dos perto de 40 funcionários do centro de saúde, apenas sete estão ao serviço”, sublinhou o autarca melgacense.