Paredes de Coura cria Unidade de Formação para os bombeiros

Num investimento inicial de 100 mil euros suportado pelo Município de Paredes de Coura, mas com o reforço em novas valências que poderá chegar aos 200 mil euros, este concelho do Alto Minho vai disponibilizar dentro em breve uma Unidade Local de Formação (ULF) para os bombeiros do distrito de Viana do Castelo.


Uma ULF que simulará estruturas semelhantes às encontradas em habitações e indústrias, “para que os bombeiros possam treinar e praticar técnicas no combate a estes tipos de sinistros”, anunciou Vítor Paulo Pereira, no Dia do Concelho.


O autarca de Paredes de Coura deu conta que está para breve a conclusão das obras da ULF, dando “resposta às necessidades formativas dos corpos de bombeiros de todo o distrito” e ainda mais potenciado pela sua centralidade estratégica, com localização na União de Freguesias de Paredes de Coura e Resende.


Numa perspectiva de rentabilização do investimento, esta ULF em Paredes de Coura “foi também pensada para permitir o apoio à actividade industrial na área da protecção e segurança”, explicou Vítor Paulo Pereira, realçando também o trabalho conjunto com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura e com a Federação dos Bombeiros de Viana do Castelo.
Com esta nova Unidade Local de Formação, o autarca courense não tem dúvidas que a Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo “torna-se pioneira na dinamização de um equipamento deste género, maximizando o investimento e abrindo portas a uma utilização racionada e gerida de forma supraconcelhia”, sublinhou.

O Dia do Concelho tem enorme simbolismo para Paredes de Coura, tratando-se de uma data em que o município também manifesta todo o seu apreço e reconhecimento públicos perante alguns dos mais notáveis filhos da terra e associações que tanto têm dado à comunidade.

“É um dia solene. Mas é, também, um dia de festa, porque é para nós uma grande alegria reconhecer o mérito de alguns courenses que no silêncio dos seus dias muito contribuíram, e ainda contribuem, para a elevação e prosperidade da nossa terra. Não temos dúvidas que sem espírito de comunidade, de pertença e de solidariedade, não há cooperação nem desenvolvimento. É este o espírito de comunidade que as pessoas hoje homenageadas representam”, explicou o presidente da câmara, perante as muitas personalidades e convidados que no Salão Nobre dos Paços do Concelho se associaram à homenagem aos 11 agraciados com medalhas do município.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.