Paredes de Coura recebe estreia nacional

O Centro Cultural de Paredes de Coura apresenta em estreia um espetáculo de novo circo com a assinatura de Fernando Nogueira que integra a programação internacional de La Nuit du Cirque. O espetáculo vai subir ao palco do Centro Cultural na próxima sexta-feira, dia 17 de novembro, às 21h30.

O espetáculo Rastros teve mentoria de Rui Paixão, que foi performer do prestigiado e inovador Cirque du Soleil e resultou da parceria entre o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Cineteatro António Lamoso.

RASTROS é uma comédia dramática, absurda e visual onde a tradição e a transformação dançam uma valsa excêntrica e melancólica como uma celebração intensa e visceral da humanidade.

Uma imersão de 50 minutos em um mundo de circo (novo? se é que isso ainda seja possível), teatro físico e música, que mergulha profundamente nas tradições e nos rastros deixados por tudo aquilo que não vivemos, mas que ainda ecoa em nosso caminho.


A história segue a jornada de um personagem peculiar que, para proteger sua singularidade, decide se isolar do mundo exterior, construindo um refúgio contra as modernidades intrusivas. No entanto, seu isolamento é desafiado quando interferências do exterior começam a infiltrar-se em seu refúgio.


“Através do mastro chinês, e do surgimento de seres exóticos, o espetáculo explora os dilemas apresentados ao personagem, forçando-o a enfrentar o conflito entre o antigo e o contemporâneo.
Em meio a essa tensão, somos levados a refletir sobre o que nos torna verdadeiramente únicos e a questionar como podemos manter nossas raízes vivas em um mundo que está sempre se transformando.


A narrativa também lança luz sobre o imediatismo e a ansiedade que caracterizam a sociedade moderna, levando ao esquecimento dos nossos rituais de conexão conosco mesmos.
Rastros” não apenas nos faz contemplar a persistência das essências ao longo do tempo, mas também nos desafia a garantir que essas essências não sejam esquecidas.


O espetáculo é uma poderosa reflexão sobre a resistência das tradições enquanto enfrentamos os desafios do presente em constante transformação que nos convida a dançar no palco da existência.

Com mentoria do feirense Rui Paixão, performer do Cirque du Soleil entre 2018 e 2020, Fernando Nogueira, no Mastro Chinês, foi o vencedor da chamada Aberta de Circo Contemporâneo.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.