Paróquia esteve em Fátima

Celebramos, desde 2017,os 40 anos da criação da Diocese de Viana do Castelo. Concretamente, 42 anos, no próximo dia 03 de novembro.

No primeiro ano da celebração trienal do seu jubileu, a nossa Diocese pedia ao Senhor, sob a égide “Somos Igreja que Agradece” e pelo impulso dos Santos Bartolomeu dos Mártires e Paulo VI, que fossemos agradecidos pelas graças que nos têm sido concedidas. No segundo ano, sob a égide “Somos Igreja que Evangeliza”, São Teotónio, padroeiro (secundário) da nossa Diocese, foi modelo na reflexão “da necessária e urgente tarefa da evangelização, que cada diocesano tem sido desafiado a assumir e a realizar”.

Neste terceiro ano pastoral, que iniciou a 28 de setembro, D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo, propõe que dirijamos a oração diocesana a Nossa Senhora, “Santa Maria Maior”, que nos acolhe e nos incentiva a acolher, enquanto Mãe. Com a premissa “Somos Igreja que Acolhe”, D. Anacleto apresenta o desafio do acolhimento como “o corolário indispensável da gratidão e da evangelização, celebradas nos anteriores anos jubilares”.
No sentido de apelar a uma vivência significativa da oração pelo acolhimento, o nosso Bispo convidou toda a comunidade diocesana para uma Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, que se realizou no passado domingo, dia 27 de outubro. Convite muito acarinhado por todos os diocesanos e, também, pela paróquia de Mazarefes que prontamente se associou à iniciativa.

Com destino a Fátima, o “Altar do Mundo”, os autocarros partiram de todas as paróquias, iniciando a peregrinação com a recitação do Rosário durante a viagem, segundo o guião facultado para o efeito. Chegada ao recinto do Santuário, a Diocese de Viana do Castelo foi acolhida pela Virgem Santíssima na Capelinha das Aparições, onde, às 10h rezou-se o terço solenizado, com a participação de um grupo coral da Diocese e com a presidência de D. Anacleto.

Posteriormente, saiu-se em procissão até ao Altar do Recinto para a celebração da Eucaristia, às 11h. A Eucaristia, presidida pelo Sr. Bispo, foi, nas palavras do pároco da nossa freguesia e, também, Vigário Geral da Diocese de Viana do Castelo, Mons.Sebastião Pires Ferreira, “o momento onde o coração de Jesus e o coração da Sua, e nossa, Mãe, se encontraram, e onde a própria arquitetura, com a disposição das colunatas, permitiu visualizar os braços de Maria a acolher-nos”.

Num domingo em que, cumulativamente, rumaram a Fátima, entre outros fiéis, os Secretariados Diocesanos de Educação Cristã e os grupos da Legião de Maria, de todo o país, incluindo da Diocese de Viana do Castelo, contribuindo para a plena ocupação dos espaços de oração, a presença da nossa paróquia nesta peregrinação, segundo testemunhos recolhidos no regresso, “deixou-nos muito satisfeitos”. “Foi muito bonito ver Viana a encher o recinto, a rezar e a presidir às celebrações.”

Foto: Facebook Diocese Viana

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.