Partiu um Senhor Cidadão

Esteve mais de 60 anos ao serviço deste jornal, mas não só, já que vivia para servir; e amar a natureza. Serviu as causas do trabalho, quer na sua atividade profissional, quer no chamado serviço público, neste caso nas Festas da sua freguesia, em Vila Franca do Lima, muito contribuindo para as tornar conhecidas no contexto nacional; ou na sua condição de autarca, já que foi presidente da Junta de Freguesia na década de 1940 na sua amada terra, seguro de ter realizado trabalho meritório. Mas, no domínio da política, saliente-se que foi apoiante das candidaturas de Norton de Matos (1949) e de Humberto Delgado (1958). Em relação à candidatura de Delgado, orgulhava-se de em Vila Franca se ter feito um mural com 200 metros de cumprimento, com letras de meio metro de altura, a apoiar o bem conhecido “General sem Medo”. Depois, Santos Lima sentia a vida rural e a natureza de forma muito especial, já que até tinha quintal e um jardim onde passava boa parte do seu tempo a tratar, requintadamente, duas centenas de camélias, gardénias e arbustos, tal como afirmou em 1999 em entrevista à sua A Aurora do Lima, em dia de homenagem.

Contámos com ele durante décadas no empenhado serviço de correspondente em Vila Franca do Lima. Esmerava-se no serviço noticioso que produzia, demonstrando-se atento a tudo o que poderia constituir notícia na freguesia onde nasceu viveu e morreu. Sabia honrar bem a tarefa que aceitou desempenhar de bom grado, por isso se deslocava a este jornal com frequência, onde aproveitava para pequenas cavaqueiras, já que também muito prezava esta sua faceta.

Nas Festas das Rosas – nas quais foi mestre por tempo incontável –, que as tratou com paixão e brio em cada ano, na deslocação da mordomia para apresentar cumprimentos às autoridades, tinha sempre o cuidado de não esquecer o seu jornal. Assim o recebíamos em ambiente festivo, com o seu quê de pitoresco, à porta desta casa.

Partiu um Senhor. Quem sabe se não levou o jardim com as suas camélias e gardénias para o Além, onde continuará a tratar delas. Para nós fica a imagem do Senhor Cidadão que sempre soube ser. Enviámos um abraço de muita solidariedade à família, convictos de que Santos Lima partiu feliz, satisfeito com a vida que soube e quis viver.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.