As tertúlias sobre cultura em Viana do Castelo voltaram com o tema “Pela Paz todos não somos demais”. Foi no último dia 03, no salão nobre do S. C. Vianense, onde se realizou um debate participado. Foram oradores a psicóloga Carla Oliveira, a professora Florbela Sampaio, o professor e sindicalista Francisco Vaz, a vereadora Cláudia Marinho e o padre Renato Oliveira.
Ilda Figueiredo, presidente da direção do Conselho Português para a Paz e Cooperação, moderou o debate, onde se tratam temas importantes temas da atualidade nacional e internacional, com destaque para a necessidade do desarmamento universal, simultâneo e controlado, dando particular atenção à necessidade de Portugal também assinar e ratificar o Tratado de Proibição de Armas Nucleares.
Foi também referido as causas e consequências das guerras que persistem em vários locais do mundo. Falou-se da necessidade de reforçar a cultura e a educação para a paz e deu-se particular destaque ao Encontro pela Paz, a realizar em Loures, no próximo dia 20, e ao apelo à participação dos presentes.
I.