Percurso às Escuras: Deficiência Visual e Perceção do Espaço

No passado dia 02 de setembro de 2022, realizou-se no Centro Cultural de Viana do Castelo uma atividade de sensibilização da interação entre indivíduos com deficiência visual e o espaço construído, intitulada Percurso às Escuras. Promovida pela Delegação de Viana do Castelo da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) e pela estudante de arquitetura Ana Margarida Calheiros, contando com a presença de Ana Catarina Neiva.

Os estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) participam em atividade de sensibilização para a deficiência visual e afirmam ser confrontados com problemáticas que alteraram os modos de pensar a arquitetura. 

A atividade pressupôs a realização de um trajeto em que os participantes se deslocavam vendados no interior do edifício após serem ensinadas as técnicas de utilização da bengala branca. 

O objetivo é consciencializar os futuros arquitetos para a degeneração da visão associada ao envelhecimento e à dificuldade da perceção do espaço em condição de cegueira, tendo sido expostos aos obstáculos e dificuldades comuns na mobilidade das pessoas com deficiência visual.   

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.