A Câmara Municipal de Viana do Castelo inaugurou o Percurso Equestre Lanheses-Montaria, o segundo percurso previsto no âmbito do projeto “Percursos do Homem e do Garrano”. Este domingo, vários cavaleiros e cavaleiras partiram de Lanheses, montados em garranos, percorrendo as aldeias de Meixedo e Vilar de Murteda, e terminaram o passeio inaugural na aldeia da Montaria, em plena Serra de Arga, num percurso total de 13 quilómetros, atravessando os espaços agrários e florestais tradicionais deste território, com destaque para 13 pontos de interesse, assinalados com placas descritivas.
Este revelou-se um percurso de paisagens e património natural de relativa facilidade para o garrano, espécie de cavalo autóctone, e que foi confirmada pelo mais jovem cavaleiro presente, com apenas nove anos.
Partindo desde a margem direita do rio Lima, junto ao Cais onde outrora acostavam as embarcações vindas do “lugar da passagem”, estabelecendo a ligação entre Moreira de Geraz do Lima e Lanheses, este novo percurso equestre realiza a subida da vertente meridional da Serra de Arga, em direção à aldeia serrana da Montaria.