A candidatura do Partido Social Democrata já apresentou o primeiro eixo estratégico da campanha às legislativas de 06 de outubro. Na esplanada do café Girassol foram apresentados também a mandatária política, a mandatária da lista concelhia e o mandatário digital.
“A partir de hoje estaremos a ouvir os vianenses e os altominhotos”, referia o presidente da Concelhia do PSD e também elemento da lista. Eduardo Teixeira anunciava também o dia 11 de setembro como a data da apresentação formal da lista e de todos os eixos estratégicos na capital de distrito. Até lá vão percorrer os 10 concelhos de Viana do Castelo para divulgar os elementos integrantes das listas e a estratégia para o distrito. Eduardo Teixeira dava também conta de que “esta lista é representativa de todos os concelhos”. Os 11 candidatos são residentes nos 10 concelhos do distrito, com Viana a ter dois elementos (Eduardo Teixeira e Alice Antunes).
“O nosso programa é feito por pessoas que conhecem o distrito e vamos propor ações concretas para resolver os problemas atuais”, salientava o cabeça de lista. Jorge Mendes falava de um desafio estrutural, que é “a questão demográfica”. “O nosso distrito, apesar de todos os esforços feitos nos últimos 10 anos perdeu 20 mil pessoas e continuamos a perder gentes e temos de estancar esta hemorragia”, sublinhava Jorge Mendes. Adiantando que “temos de colocar as pessoas na primeira linha da ação”.
Em Viana foi anunciada a mandatária política concelhia como sendo Isabel Lima; Bárbara Barreiros é a mandatária da lista. Joana G. Amorim é mandatária da Juventude e o mandatário digital é Luís Ferreira.