O VRL (Viana Remadores do Lima) resultou da fusão de dois clubes de Viana do Castelo: O CNV (Clube Náutico de Viana) e a ARCO (Associação de Remadores para a Competição). Esta fusão constituiu um grande passo para o relançamento do remo em Viana, numa feliz e bem sucedida iniciativa encorajada e ajudada pelo Município, bem como pelas AG´s de ambos os clubes.
A sua Direção tem vindo a desenvolver um assinalável trabalho na área da competição e do lazer em todos os escalões etários, e tem vindo a levar a cabo, em parceria com a Câmara Municipal e no âmbito do “Centro de Mar”, o inovador projeto da “Náutica nas Escolas”, que faculta aos alunos dos 2º e 3º anos do ensino básico a prática dos desportos náuticos.
O VRL completou recentemente sete anos de atividade intensa e plena de êxitos desportivos. E por isso reuniu os seus órgãos sociais, os seus associados e colaboradores e os seus atletas, num memorável convívio nas instalações da Escola de Monserrate, contando com a presença do vereador do Pelouro competente, Eng. Vitor Lemos.
Tratando-se de um clube localizado na cidade, este evento poderia passar despercebido em Perre, mas certamente que tal não aconteceu. Todos sabemos que, ao longo dos anos, muitos atletas desta freguesia competiram pelo CNV, pela ARCO e, agora, pelo VRL, conquistando títulos e contribuindo para a projeção do remo em Viana do Castelo. Difícil seria referir todos esses atletas sem prejuízo de algum esquecimento, pois trata-se de largas dezenas. Por isso, recordemos apenas um conterrâneo que ainda hoje permanece em algumas memórias como um dos mais antigos remadores de Viana do Castelo, de seu nome completo Inocêncio Gonçalves Pires da Costa Carvalho, o Inocêncio do Moreno, como aqui era conhecido. Faleceu há poucos anos com a proveta idade, era lavrador, tinha amigos de um variado leque de escalões etários, e possuia a desenvoltura e uma forma de estar na vida que ultrapassava o tempo em que viveu.
De Perre e para o VRL, votos de uma longa vida, plena de êxitos para Viana do Castelo.
Falecimentos
No dia 23 de fevereiro, com 90 anos de idade, faleceu o Sr. António Afonso Pires Moreira, natural e residente na freguesia de Perre, na Estrada da Igreja, lugar do Freixo.
Em 05 de março, com 61 anos de idade, faleceu a Sra. Maria da Agonia dos Santos Rodrigues Meixedo. A extinta era natural da freguesia de Perre e morava no Caminho do Rego Velho, do lugar do Monção. Ambos foram a sepultar no cemitério da freguesia de Perre.
Às famílias enlutadas apresentamos sentidas condolências.