“De acordo com a evolução do número de casos de Covid-19 em Portugal e com os cálculos das estimativas epidemiológicas disponíveis, estima-se, com base naquilo que tem sido a evolução da incidência, que a data prevista para a ocorrência do pico da curva epidemiológica se situe à volta do dia 14 de abril”, disse a ministra da Saúde, Marta Temido.
De acordo com as mesmas previsões, que, no futuro, se poderá alterar, o regresso à normalidade deverá ocorrer no início de junho.
Entretanto, entra hoje em vigor a fase de mitigação da pandemia “, conforme referiu o secretário de Estado da Saúde. Isto significa que se entrou na pior fase da pandemia, deixando de ser possível estabelecer cadeias de transmissão do novo coronavírus, que está agora presente e a disseminar-se na comunidade.
“Esta nova abordagem (…) implicará a criação de pelo menos uma área dedicada à Covid-19 em cada agrupamento dos centros de saúde”, destacou António Lacerda Sales, esclarecendo que “apesar disso, as pessoas com sintomas devem [continuar a] fazer um contacto prévio com a Linha SNS24”.